How a road train could work
The driver's sat-nav indicates that there is a road train ahead that is following some of his/her planned journey.
The driver approaches the road train, which is controlled by a professional driver at the front, and indicates that he/she wishes to join.
The road train takes control of the extra car, pulling it close to cut air drag and save about 20% in fuel consumption.
The road train takes control of the extra car, pulling it close to cut air drag and save about 20% in fuel consumption.
The drivers can relax until they wish to leave the road train, at which point they signal their intention to the driver at the front.
A bigger gap will be made to allow the car to leave and control of the vehicle will be returned to that driver.
Digo-vos, esta é a reposta ao meu sonho, para quem tem de fazer várias vezes por semana o percurso Aveiro-Braga-Aveiro por auto-estrada, isto é a resposta que poderia ajudar-me a traduzir as 3 horas de percurso perdidas, em tempo de trabalho útil ou até lazer.A bigger gap will be made to allow the car to leave and control of the vehicle will be returned to that driver.
Estive envolvido em tempos no desenho de uma proposta de sistemas inteligentes e de companheiros virtuais para carros e desde então e porque realizo estas viagens perco imenso tempo a pensar nisto. Sem dúvida que enquanto eu tiver de manter o controlo do volante nada mais além do Audio é possivel de ser equacionado. A conjunção da necessidade visual com necessidade de interacção humana é fatal. A simples escrita de SMS ou consulta de informação visual interactiva (consultar e-mail, ver o tempo) produz demasiado desequilíbrio na Atenção, sendo que o canal menos perturbador continua a ser o audio (rádio, música e audiobooks).
Isto parece-me uma excelente ideia mas apenas no sentido de diminuir o consumo de combustível e a consequente redução de emissões poluentes porque não vejo de que forma é que remove a intervenção do condutor. Então o condutor não terá na mesma que segurar o volante? Talvez me tenha escapado alguma coisa mas a ideia não me parece tão perfeita como dizem.
ResponderEliminarOlá Carlos o veiculo depois de estar conectado ao comboio de carros é conduzido através de sistemas de navegação que comunicam via remota/wireless com o nosso carro.
ResponderEliminarNeste momento já temos coisas como cruise control ou sistemas de detecção de linhas continuas para evitar ultrapassar as mesmas. Aqui o mapa da estrada , por onde devem seguir, seria transcrito para cada carro a partir da locomotiva que vai na frente e sabe por onde devem seguir, e assim controlaria o volante e tudo o resto dos mesmos. Isto permite à pessoa depois de estar ligada ao comboio, deixar de se preocupar com o carro. Aliás o mais natural é que depois de se ligar, não consiga mesmo controlar o carro, a não ser depois de pedir autorização ao comboio.