quarta-feira, novembro 11, 2009

Trem de carros

Está aí um novo projecto europeu (FP7) que deverá revolucionar o futuro da paisagem nas estradas Safe Road Trains for the Environment coordenado pela Ricardo UK Ltd. É um projecto que pretende libertar os condutors da tarefa de condução, podendo dedicar-se a fazer qualquer outra coisa no interior do seu carro. Nada de novo quanto aos objectivos, andamos nisto há décadas, mas aqui temos um novo elemento que acredito poderá mudar radicalmente o estado actual, e passa pela inserção da componente humana na equação. Ou seja o processo baseia-se na existência de um carro de fila que funciona como locomotiva guia e esta é conduzida por um humano. Para perceber como funcionará este novo modo de conduzir, veja-se as imagens abaixo retiradas da BBC, que conseguem traduzir visualmente a ideia de forma perfeitamente clara (excelente trabalho de infografia).

How a road train could work

The driver's sat-nav indicates that there is a road train ahead that is following some of his/her planned journey.

The driver approaches the road train, which is controlled by a professional driver at the front, and indicates that he/she wishes to join.

The road train takes control of the extra car, pulling it close to cut air drag and save about 20% in fuel consumption.

The drivers can relax until they wish to leave the road train, at which point they signal their intention to the driver at the front.

A bigger gap will be made to allow the car to leave and control of the vehicle will be returned to that driver.

Digo-vos, esta é a reposta ao meu sonho, para quem tem de fazer várias vezes por semana o percurso Aveiro-Braga-Aveiro por auto-estrada, isto é a resposta que poderia ajudar-me a traduzir as 3 horas de percurso perdidas, em tempo de trabalho útil ou até lazer.
Estive envolvido em tempos no desenho de uma proposta de sistemas inteligentes e de companheiros virtuais para carros e desde então e porque realizo estas viagens perco imenso tempo a pensar nisto. Sem dúvida que enquanto eu tiver de manter o controlo do volante nada mais além do Audio é possivel de ser equacionado. A conjunção da necessidade visual com necessidade de interacção humana é fatal. A simples escrita de SMS ou consulta de informação visual interactiva (consultar e-mail, ver o tempo) produz demasiado desequilíbrio na Atenção, sendo que o canal menos perturbador continua a ser o audio (rádio, música e audiobooks).
Enviar um comentário