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Está aí um novo projecto europeu (FP7) que deverá revolucionar o futuro da paisagem nas estradas
Safe Road Trains for the Environment coordenado pela
Ricardo UK Ltd. É um projecto que pretende libertar os condutors da tarefa de condução, podendo dedicar-se a fazer qualquer outra coisa no interior do seu carro. Nada de novo quanto aos objectivos, andamos nisto há décadas, mas aqui temos um novo elemento que acredito poderá mudar radicalmente o estado actual, e passa pela inserção da componente humana na equação. Ou seja o processo baseia-se na existência de um carro de fila que funciona como locomotiva guia e esta é conduzida por um humano. Para perceber como funcionará este novo modo de conduzir, veja-se as imagens abaixo retiradas da
BBC, que conseguem traduzir visualmente a ideia de forma perfeitamente clara (excelente trabalho de infografia).
The driver's sat-nav indicates that there is a road train ahead that is following some of his/her planned journey.
The driver approaches the road train, which is controlled by a professional driver at the front, and indicates that he/she wishes to join.
The road train takes control of the extra car, pulling it close to cut air drag and save about 20% in fuel consumption.
The drivers can relax until they wish to leave the road train, at which point they signal their intention to the driver at the front.
A bigger gap will be made to allow the car to leave and control of the vehicle will be returned to that driver.Digo-vos, esta é a reposta ao meu sonho, para quem tem de fazer várias vezes por semana o percurso Aveiro-Braga-Aveiro por auto-estrada, isto é a resposta que poderia ajudar-me a traduzir as 3 horas de percurso perdidas, em tempo de trabalho útil ou até lazer.
Estive envolvido em tempos no desenho de uma proposta de sistemas inteligentes e de companheiros virtuais para carros e desde então e porque realizo estas viagens perco imenso tempo a pensar nisto. Sem dúvida que enquanto eu tiver de manter o controlo do volante nada mais além do Audio é possivel de ser equacionado. A conjunção da necessidade visual com necessidade de interacção humana é fatal. A simples escrita de SMS ou consulta de informação visual interactiva (consultar e-mail, ver o tempo) produz demasiado desequilíbrio na Atenção, sendo que o canal menos perturbador continua a ser o audio (rádio, música e audiobooks).
Isto parece-me uma excelente ideia mas apenas no sentido de diminuir o consumo de combustível e a consequente redução de emissões poluentes porque não vejo de que forma é que remove a intervenção do condutor. Então o condutor não terá na mesma que segurar o volante? Talvez me tenha escapado alguma coisa mas a ideia não me parece tão perfeita como dizem.
ResponderEliminarOlá Carlos o veiculo depois de estar conectado ao comboio de carros é conduzido através de sistemas de navegação que comunicam via remota/wireless com o nosso carro.
ResponderEliminarNeste momento já temos coisas como cruise control ou sistemas de detecção de linhas continuas para evitar ultrapassar as mesmas. Aqui o mapa da estrada , por onde devem seguir, seria transcrito para cada carro a partir da locomotiva que vai na frente e sabe por onde devem seguir, e assim controlaria o volante e tudo o resto dos mesmos. Isto permite à pessoa depois de estar ligada ao comboio, deixar de se preocupar com o carro. Aliás o mais natural é que depois de se ligar, não consiga mesmo controlar o carro, a não ser depois de pedir autorização ao comboio.