O lançamento de EMOÇÕES INTERACTIVAS, do Cinema aos Videojogos correu muito bem, apesar do atraso, estava marcado para as 18h30 e começou as 19h15. O Prof. Vasco Branco enalteceu as qualidades da obra assim como abriu pano para um olhar mais reservado sobre os sentidos das poéticas e sobre a necessidade de estabelecermos distâncias entre a ciência em laboratório e a realidade sensorial que vivemos no contacto com os artefactos.
Do meu lado falei um pouco sobre o interesse de um livro deste género para a comunidade científica portuguesa, um livro que interessa à comunidade de jogos mas não só, a todos os que trabalham a análise, o design e a produção de artefactos visuais e/ou interactivos. O livro tem uma importância espelhada pelos artigos publicados internacionalmente sobre os problemas da emoção nos videojogos mas para tal serve o leitor com um compêndio sobre as áreas subjacentes e adjacentes à análise, a saber: a emoção, a comunicação afectiva, o cinema das perspectivas da ilusão e da tecnologia, e os media interactivos da realidade virtual e dos videojogos. As pessoas presentes parecem ter gostado e há algum entusiasmo com o livro pelo facto de existir tão pouco ou quase nada publicado na área em Portugal.
Como estamos em época festiva será difícil o livro chegar às livrarias antes do Natal devido à elevada concorrência. Assim para todos os que me procuraram sobre a possibilidade de adquirir o livro, o melhor modo de o fazer é através do sítio do editor onde pode ser adquirido pelo preço a que foi vendido na apresentação e sem qualquer custo de portes.
Não posso deixar de agradecer a todos os que estiveram presentes no lançamento, assim como à Universidade de Aveiro por ter possibilitado a apresentação no seio da conferência Videojogos2009, o meu grande obrigado.
novembro 30, 2009
novembro 25, 2009
Herwig Turk no MTAD
O artista Herwig Turk vai apresentar esta Sexta-feira 4 de Dezembro pelas 14h no campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães o trabalho que tem vindo a realizar na intersecção da arte e ciência: www.herwigturk.net
i think that, generally, there is no such thing as a self-contained isolated entity called | existence, only transitional forms bound to time. this is a fundamental consideration which calls linguistic and social constructions into question. in this context, natural science and medicine offer interesting fields of exploration because they are based on facts and seek to break away from phenomena related to time. in my oeuvre, individual works are systematically modified as they are contextualized by new, subsequent works. similar to technical tools and experiments, they are at the tip of decision-making pyramids in a state of continuous development.Este evento decorre no contexto do curso do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital e realiza-se na sala engageLAB no edifício do Centro de Computação Gráfica, Campus de Azurém.
Artist Statement 2008
New Media & Society
New Media & Society OnlineFirst Alert
published 24 November 2009
User-generated content on the internet: an examination of gratifications,
civic engagement and psychological empowerment
Louis Leung
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809341264
http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/1461444809341264v1?papetoc
The Question Concerning (Internet) Time
Susan Leong, Teodor Mitew, Marta Celletti, and Erika Pearson
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809349159
http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/1461444809349159v1?papetoc
published 24 November 2009
User-generated content on the internet: an examination of gratifications,
civic engagement and psychological empowerment
Louis Leung
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809341264
http://nms.sagepub.com/cgi/
The Question Concerning (Internet) Time
Susan Leong, Teodor Mitew, Marta Celletti, and Erika Pearson
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809349159
http://nms.sagepub.com/cgi/
novembro 18, 2009
lançamento de Emoções Interactivas
Estão convidados a assistir ao lançamento do meu livro Emoções Interactivas. Do Cinema para os Videojogos a realizar durante a Conferência Videojogos2009, no dia 26 de Novembro de 2009, pelas 18h30 na Universidade de Aveiro (auditório DeCA).
O livro será apresentado por Vasco Branco, Prof. Doutor Associado da Universidade de Aveiro.
Sítio web: www.emocoesinteractivas.net
novembro 17, 2009
Assassin’s Creed: Lineage
Assassin's Creeed II tem-nos sido impingindo quase ad nauseum. Não sei quais os valores em questão para a campanha de marketing mas começo a pensar que devem estar quase equiparados aos de produção do próprio jogo.
Esta curta-mertagem de 35 minutos é mais um exemplo disso. Uma curta com boa produção, uma realização de Yves Simoneau (realizador de séries TV: "V" ou "The 4400") com actores um pouco medianos é verdade, mas excelente desempenho de toda restante equipa técnica. A curta que foi difundida nos últimos dois meses espaçadamente em três blocos, é-nos agora oferecida na sua plenitude. O objectivo é converter os que ainda não o foram e essencialmente dar a conhecer o universo narrativo do jogo para quem não jogou o primeiro volume.
O jogo sai esta sexta-feira, dia 20.11.2009.
Esta curta-mertagem de 35 minutos é mais um exemplo disso. Uma curta com boa produção, uma realização de Yves Simoneau (realizador de séries TV: "V" ou "The 4400") com actores um pouco medianos é verdade, mas excelente desempenho de toda restante equipa técnica. A curta que foi difundida nos últimos dois meses espaçadamente em três blocos, é-nos agora oferecida na sua plenitude. O objectivo é converter os que ainda não o foram e essencialmente dar a conhecer o universo narrativo do jogo para quem não jogou o primeiro volume.
O jogo sai esta sexta-feira, dia 20.11.2009.
Hit the Bitch
"Hit the Bitch" (2009) é o nome de uma campanha social sobre a violência sobre as mulheres, que faz um uso de forma bastante dura das potencialidades da interactividade para aumentar o impacto da sua mensagem. Não se pode definir como um jogo, uma vez que não nos é dada alternativa, mas não deixa de ser interactivo por causa disso. É um objecto interactivo, no sentido em que clama pela nossa acção e reage fortemente a cada uma delas.
O dilema que nos é colocado, bater para saber até onde chega a narrativa, para obter a mensagem final, é problemático e é literalmente um murro no estômago de quem interage. Pena que isto esteja apenas em Dinamarquês, muito mais impacto teria se estivesse em Português ou pelo menos em Inglês, não deixando contudo de ser eficaz.
[a partir de The Denver Egotist]
O dilema que nos é colocado, bater para saber até onde chega a narrativa, para obter a mensagem final, é problemático e é literalmente um murro no estômago de quem interage. Pena que isto esteja apenas em Dinamarquês, muito mais impacto teria se estivesse em Português ou pelo menos em Inglês, não deixando contudo de ser eficaz.
[a partir de The Denver Egotist]
novembro 16, 2009
uma obra, muitos enredos e muita Motivação
É um projecto fenomenal, grandioso e mesmo como diz Chris Lewis no GrandTextAuto, épico, este CYOA de Christian Swinehart que lhe levou 13 meses a executar. Um trabalho que não sendo pago, não tendo qualquer objectivo académico, tendo sido feito apenas pelo prazer de recordar e conseguir visualizar melhor as suas experiências vai a um detalhe laborioso verdadeiramente impressionante.Christian confessa sentir um fascínio, mesmo obsessão, pelos livros Chose Your Own Adventure dos anos 80. Livros nos quais construímos o enredo tomando decisões e consequentemente saltando para as páginas indicadas.
Para além do que impressiona, é o quão útil é para toda a comunidade que trabalha as narrativas interactivas, isto representa uma excelente adição ao que tínhamos disponível. O facto de Christian não só desconstruir mas tornar visual é fantástico, mas não se fica por aqui, dá-lhe movimento. E claro depois supera tudo reconstruindo aquelas aventuras numa plataforma digital com efeitos de página de papel permitindo-nos desfrutar das narrativas e ver em tempo-real o gráfico da nossa leitura progredir.
Para todos os que estudam a narrativa, e em particular a narrativa interactiva, este passa a ser um sítio de estudo chave. Bem hajam todos os que como o Christian se dedicam a construir obras destas, não por uma qualquer motivação externa, mas apenas pelo prazer pessoal de o fazer. Aliás se dedicássemos todos parte do tempo que por vezes perdemos a ver coisas sem grande interesse, a construir coisas, teríamos um mundo muito mais interessante.
these short, simple books had a surprisingly complicated structure with their interlocking pages & choices. as a kid the idea of writing one and keeping all those pages straight boggled my mind. what was lost on me at the time was that even a list of hundreds of page numbers can be comprehensible if it’s redrawn as a diagram. these days i feel like i approach everything that way.
so here is my look back at an obsession from my past, using graphical obsessions of the present to guide the way.
Para além do que impressiona, é o quão útil é para toda a comunidade que trabalha as narrativas interactivas, isto representa uma excelente adição ao que tínhamos disponível. O facto de Christian não só desconstruir mas tornar visual é fantástico, mas não se fica por aqui, dá-lhe movimento. E claro depois supera tudo reconstruindo aquelas aventuras numa plataforma digital com efeitos de página de papel permitindo-nos desfrutar das narrativas e ver em tempo-real o gráfico da nossa leitura progredir.
Leitura de The Cavern of Doom, feita por mim. Por cima da página pode ver-se o gráfico que vai sendo desenhado em tempo real à medida que vou fazendo escolhas na leitura.
Para todos os que estudam a narrativa, e em particular a narrativa interactiva, este passa a ser um sítio de estudo chave. Bem hajam todos os que como o Christian se dedicam a construir obras destas, não por uma qualquer motivação externa, mas apenas pelo prazer pessoal de o fazer. Aliás se dedicássemos todos parte do tempo que por vezes perdemos a ver coisas sem grande interesse, a construir coisas, teríamos um mundo muito mais interessante.
novembro 15, 2009
Medo de se enredar
10 Games We're Scared to Play
We check out 10 games we're terrified to play, for fear that they'll ruin our social lives.
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