janeiro 18, 2010

Longa-metragem em Flash e After Effects

Acabo de ver Waltz With Bashir (2008) de Ari Folman e fiquei bem impressionado com o filme apesar de inicialmente me ter custado entrar na animação. A animação vai melhorando ao longo do filme. Parece fazer uso do tradicional "rotosocoping" mas não é o caso. O que temos aqui é mesmo animação em Flash com recurso a montagem fotográfica via After Effects, e com pequenas doses de 3d (Maya).

A narrativa é muito boa, a forma como Ari Folman cria a sua perspectiva de um evento pessoal e a apresenta. Não conta para mim tanto o choque do relato porque é algo conhecido, nem tão pouco me perco em análises das problemáticas existentes neste local do planeta. Fico encantado como ele cria uma narrativa em forma de túnel ficcional que nos transporta ao longo das conversas de reconhecimento daquilo que se passou. Percebo a necessidade das imagens reais no final, elas dão toda uma outra leitura ao filme.

Encontrei algumas informações sobre o modo de produção desta obra em Studio Daily e cito algumas partes aqui abaixo.


"Flash is a well-known tool but doesn’t usually come to mind as a way to animate an entire feature film. But that’s what director Ari Folman did, constrained by a tiny budget but certain that animation was the only way to tell his story."

"To achieve realism in the environments, says Folman, the team took photographs and then carefully added all the background details. To achieve realism for the faces and bodies, animators broke them into sections and sub-sections. The face was typically divided into 8 sections and each section into 15 sub-sections. This didn’t work well for the lower part of the body — slow movements weren't realistic. “In many places, we did the lower part of the body with frame-by-frame classic animation,” he says."

"So i was on the FMX in Stuttgart 2009 and there was one of the Illustrators. He showing us how they made this film. They used not realy rotoscoping... they just took a few pictures... for cars etc. as resources. the biggest part of the film was made with traditional animation (drawing frame by frame). 1 Frame per Day was the goal of the Illustrators."

janeiro 17, 2010

Comunicação Audiovisual, "Please Help the World"

"Please Help the World" filme da cerimónia de abertura da United Nations Climate Change Conference 2009 (COP15) em Copenhaga, a 7 Dezembro 2009.




Realização: Mikkel Blaabjerg Poulsen,
Produtores: Stefan Fjeldmark and Marie Peuliche,
Cinematografia: Dan Laustsen,
Desinger de Producção: Peter de Neergaard,
Montagem: Morten Giese,
Música: Davide Rossi,
Sound design: Carl Plesner,
Producção: Zentropa RamBuk,
Consultoria: Mogens Holbøll, Bysted A/S and Christian Søndergaard, Attention Film ApS.

[a partir de Comunicação de Ciência]

janeiro 16, 2010

Avatar vs. Modern Warfare 2

Com o novo Call of Duty a chegar à barreira dos mil milhões de dólares, temos o cinema e videojogos a discutir taco-a-taco os resultados financeiros. Ver a infografia acima (clicar para ver maior).

[a partir de BM]

colagem visual da civilização

"Do inferno para o céu, de elevador. Lembrando Dante, Bosch, Bruegel e o surrealismo, “Civilisação” de Marco Brambilla (2008) é uma instalação vídeo para os elevadores do Hotel Sandard em N.Y. Os clientes, ao subir, passam do inferno para o céu e vice-versa quando descem." Albertino Gonçalves



Mais um filme que precisa de ser visto em ecrã completo, HQ e tempo dedicado. Vale a pena. Pelo meu lado fiquei sem palavras, genial... a atmosfera criada é um trabalho fantástico e só de imaginar isto num elevador até me dá vontade de ir a esse hotel só para ver o espetáculo ao vivo.
O trabalho de colagem vídeo é de um detalhe e excelência fantásticos. Depois de verem uma vez, dediquem-se a procurar bocados de filmes, spots publicitários e video clips no meio daquele universo, muito muito bom.

Obrigado Albertino

um toque na Alma


Para usufruir da inteligência e qualidade formal desta curta de animação: deve ser vista em HQ, ecrã completo, com som e o tempo (5m) dedicado ao filme apenas.



Alma (2009) de Rodrigo Blaas

Obrigado Luís.

janeiro 13, 2010

Português online

Para quem já não acredita no Português, ainda que por vezes devido a pressões métricas infligidas pelos sistemas de avaliação centralizados e subservientes ao poder dominante, aqui ficam dados para reflectir um pouco mais para uma próxima vez em que pensarem usar o inglês como primeira língua, ou até eliminar o Português por completo.

Os dados de um estudo sobre o uso da língua no Twitter realizado pelo SemanticHacker blog e publicado a 8 Janeiro 2010 mostram o Português em 2º lugar. Para muitos dos meus colegas que twittam em inglês, fica aqui mais um estimulo para se dedicarem ao Português.

January 8th, 2010 by Cliff Crawford, SemanticHacker blog

Este é um resultado que deixou os próprios autores do estudo surpresos, referindo,
"As you might expect, English (..) but surprisingly, the next most common language is Portuguese (11%), beating out both Japanese (6%) and Spanish (4%). This is the opposite ordering of these three languages"
E assim podemos ver realmente a diferença no Internet World Stats com o Português em 6º lugar. Contudo se virem os restantes elementos sobre o nº de população falante da língua, podemos facilmente depreender que dentro de pouco tempo o Português poderá ser a 3ª ou 4ª língua web. O Japonês está quase no limite com uma penetração de 75%, e no caso do Francês e Espanhol se avaliarmos os territórios onde se falam as línguas para além do território de origem e tivermos em conta o potencial desenvolvimento económico que implica directamente sobre o desenvolvimento tecnológico e acesso internet para a próxima década. Aliás o aumento da língua online entre 2000-2009 é de 864% para o Português, só batido pela China com 1087%, que ficam bem distantes dos outros aumentos.

janeiro 05, 2010

ainda sobre os jogos da década

Depois de ter listado os meus jogos da década a 28.12.2009 vi agora as listas da Gamasutra (30.12.2009) e a da Auriea dos Tale of Tales (31.12.2009). Fiquei impressionado pela proximidade de valores.

Gamasutra's Top 12 Games of the Decade

12. Wii Sports (Nintendo Wii, 2006)
11. The Sims (PC, 2000)
10. Metroid Prime (GameCube, 2002)
9. Mass Effect (Xbox 360, 2007)
8. Super Mario Galaxy (Nintendo Wii, 2007)
7. Portal (Multiplatform, 2007)
6. Halo: Combat Evolved (Xbox, 2001)
5. Grand Theft Auto III (PlayStation 2, 2001)
4. Shadow of the Colossus (PlayStation 2, 2005)
3. Half-Life 2 (PC, 2004)
2. Deus Ex (PC, 2000)
1. World of Warcraft (PC, 2004)

Auriea’s Top 9 Games of the Decade

10. Neverwinter Nights (played 2002-2004)
9. Shadow of Memories (played 2001)
8. Kessen II (played 2002)
7. The Path (2008)
6. Silent Hill 3 (played 2003)
5. Black & White (played 2001-2002)
4. Fatal Frame II: Crimson Butterfly (played 2004)
3. Animal Crossing (played 2004-ongoing)
2. Silent Hill 2 (played 2001)
1. Ico (played 2002)

No caso da lista da Gamasutra tenho quatro jogos em comum listados. Para além disso, existem outros três que poderiam estar na minha lista e foram equacionados, são eles - Super Mario Galaxy; Portal; Half-Life 2. HL2 esteve em 10º lugar bastante tempo até o substituir por Max Payne. As razões para isso foram o facto de HL1 ser o gene de HL2 e este ser de 98, sendo provavelmente o melhor jogo dos anos 90.

Com a lista de Auriea partilho apenas os seus dois primeiros lugares, Silent Hill 2 e Ico. Auriea partilha exactamente o mesmo sentimento sobre qual o jogo que marcou esta década. Deixo aqui o seu texto sobre o jogo...


"Like no other game played this decade, with Ico I was moved, I was inspired to tears of joy and sorrow. If you ask me, THIS is Fumito Ueda’s masterpiece. When seeing a character’s idle motion carries with it so much meaning. When I long to go back to the sundrenched grassy knoll just to chase the birds. To hold Yorda’s hand, listen to the waterfall and stare at the view. When I cannot wait to meet the “boss” because I know it is the coolest moment in the game. It has to be my favorite game of the decade."
Finalmente não posso deixar de enunciar a sintonia sobre o que se passou com a década, nomeadamente a distinção entre primeira e segunda metade que eu tinha referido sobre o cinema e que ela refere aqui nos jogos.
Isn’t it odd that the games I loved most were all in the years 2001-2004. And nothing after 2004.

janeiro 04, 2010

capitalismo feudal

Os gestores não querem também aceitar que parte do que recebem ou receberam não foi remuneração pela produção realizada mas sim exploração de rendas resultante da posição dominante que têm como gestores. O argumento das qualificações raras para justificar elevados salários cai por terra com tudo o que assistimos, desde os casos de contas aldrabadas, estreado com a Enron em 2001, até às engenharias financeiras várias, que culminaram no quase colapso do capitalismo em 2008, com a falência da Lehman Brothers.

O mundo de algumas empresas replica no seu pior o feudalismo, com a pequena grande diferença de estes novos senhores não serem em geral os donos das terras - podem estragá-las à vontade - e terem ainda a garantia de serem salvos pelos soberanos.
Helena Garrido, subdirectora do Jornal de Negócios,
in Salários, Rendas e Ganâncias, 17 Dezembro 2009