dezembro 08, 2009

Jobs #20 - Bolsa – Mundos Virtuais

Está aberto concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI), para a área de sistemas informáticos apoiados em plataformas de mundos virtuais, nas seguintes condições:

1. Duração e Regime de Actividades: Duração de 1 ano, com início previsto para Fevereiro de 2009, em regime de exclusividade. As bolsas poderão ser prorrogadas por um período adicional de 24 (vinte e quatro) meses.

2. Objecto de Actividade: Investigação e desenvolvimento científico-tecnológicos na área dos sistemas informáticos apoiados em plataformas de mundos virtuais, com ênfase para as plataformas Second Life Grid e OpenSimulator.

3. Orientação Científica: Leonel Caseiro Morgado (UTAD).

4. Formação Académica: Mestrado em Informática ou áreas afins.

5. Remuneração: € 980 / mês, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

6. Datas: O concurso está aberto entre os dias 7 de Dezembro de 2009 e 7 de Janeiro de 2010.

7. Documentos de Candidatura: Os candidatos devem enviar uma carta de candidatura acompanhada do curriculum vitae, portfólio de trabalhos desenvolvidos e cópia do certificado de habilitações, para:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Departamento de Engenharias – Eng.I
A/C Prof. Dr. Leonel Morgado
Quinta de Prados
5001-801 Vila Real

Podem também ser enviadas as candidaturas por e-mail para leonelm@utad.pt.

Vila Real, 30 de Novembro de 2009

novembro 30, 2009

Emoções Interactivas na Videojogos2009

O lançamento de EMOÇÕES INTERACTIVAS, do Cinema aos Videojogos correu muito bem, apesar do atraso, estava marcado para as 18h30 e começou as 19h15. O Prof. Vasco Branco enalteceu as qualidades da obra assim como abriu pano para um olhar mais reservado sobre os sentidos das poéticas e sobre a necessidade de estabelecermos distâncias entre a ciência em laboratório e a realidade sensorial que vivemos no contacto com os artefactos.

Do meu lado falei um pouco sobre o interesse de um livro deste género para a comunidade científica portuguesa, um livro que interessa à comunidade de jogos mas não só, a todos os que trabalham a análise, o design e a produção de artefactos visuais e/ou interactivos. O livro tem uma importância espelhada pelos artigos publicados internacionalmente sobre os problemas da emoção nos videojogos mas para tal serve o leitor com um compêndio sobre as áreas subjacentes e adjacentes à análise, a saber: a emoção, a comunicação afectiva, o cinema das perspectivas da ilusão e da tecnologia, e os media interactivos da realidade virtual e dos videojogos. As pessoas presentes parecem ter gostado e há algum entusiasmo com o livro pelo facto de existir tão pouco ou quase nada publicado na área em Portugal.

Como estamos em época festiva será difícil o livro chegar às livrarias antes do Natal devido à elevada concorrência. Assim para todos os que me procuraram sobre a possibilidade de adquirir o livro, o melhor modo de o fazer é através do sítio do editor onde pode ser adquirido pelo preço a que foi vendido na apresentação e sem qualquer custo de portes.

Não posso deixar de agradecer a todos os que estiveram presentes no lançamento, assim como à Universidade de Aveiro por ter possibilitado a apresentação no seio da conferência Videojogos2009, o meu grande obrigado.

novembro 25, 2009

Herwig Turk no MTAD


O artista Herwig Turk vai apresentar esta Sexta-feira 4 de Dezembro pelas 14h no campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães o trabalho que tem vindo a realizar na intersecção da arte e ciência: www.herwigturk.net
i think that, generally, there is no such thing as a self-contained isolated entity called | existence, only transitional forms bound to time. this is a fundamental consideration which calls linguistic and social constructions into question. in this context, natural science and medicine offer interesting fields of exploration because they are based on facts and seek to break away from phenomena related to time. in my oeuvre, individual works are systematically modified as they are contextualized by new, subsequent works. similar to technical tools and experiments, they are at the tip of decision-making pyramids in a state of continuous development.
Artist Statement 2008
Este evento decorre no contexto do curso do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital e realiza-se na sala engageLAB no edifício do Centro de Computação Gráfica, Campus de Azurém.

New Media & Society

New Media & Society OnlineFirst Alert
published 24 November 2009

User-generated content on the internet: an examination of gratifications,
civic engagement and psychological empowerment
Louis Leung
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809341264
http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/1461444809341264v1?papetoc

The Question Concerning (Internet) Time
Susan Leong, Teodor Mitew, Marta Celletti, and Erika Pearson
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809349159
http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/1461444809349159v1?papetoc

novembro 18, 2009

lançamento de Emoções Interactivas


Estão convidados a assistir ao lançamento do meu livro Emoções Interactivas. Do Cinema para os Videojogos a realizar durante a Conferência Videojogos2009, no dia 26 de Novembro de 2009, pelas 18h30 na Universidade de Aveiro (auditório DeCA).

O livro será apresentado por Vasco Branco, Prof. Doutor Associado da Universidade de Aveiro.

Sítio web: www.emocoesinteractivas.net

novembro 17, 2009

Assassin’s Creed: Lineage

Assassin's Creeed II tem-nos sido impingindo quase ad nauseum. Não sei quais os valores em questão para a campanha de marketing mas começo a pensar que devem estar quase equiparados aos de produção do próprio jogo.

Esta curta-mertagem de 35 minutos é mais um exemplo disso. Uma curta com boa produção, uma realização de Yves Simoneau (realizador de séries TV: "V" ou "The 4400") com actores um pouco medianos é verdade, mas excelente desempenho de toda restante equipa técnica. A curta que foi difundida nos últimos dois meses espaçadamente em três blocos, é-nos agora oferecida na sua plenitude. O objectivo é converter os que ainda não o foram e essencialmente dar a conhecer o universo narrativo do jogo para quem não jogou o primeiro volume.



O jogo sai esta sexta-feira, dia 20.11.2009.

Hit the Bitch

"Hit the Bitch" (2009) é o nome de uma campanha social sobre a violência sobre as mulheres, que faz um uso de forma bastante dura das potencialidades da interactividade para aumentar o impacto da sua mensagem. Não se pode definir como um jogo, uma vez que não nos é dada alternativa, mas não deixa de ser interactivo por causa disso. É um objecto interactivo, no sentido em que clama pela nossa acção e reage fortemente a cada uma delas.

O dilema que nos é colocado, bater para saber até onde chega a narrativa, para obter a mensagem final, é problemático e é literalmente um murro no estômago de quem interage. Pena que isto esteja apenas em Dinamarquês, muito mais impacto teria se estivesse em Português ou pelo menos em Inglês, não deixando contudo de ser eficaz.





[a partir de The Denver Egotist]

Ident ARD/ZDF "Caveman"

novembro 16, 2009

uma obra, muitos enredos e muita Motivação

É um projecto fenomenal, grandioso e mesmo como diz



Leitura de The Cavern of Doom, feita por mim. Por cima da página pode ver-se o gráfico que vai sendo desenhado em tempo real à medida que vou fazendo escolhas na leitura.