novembro 25, 2009

Herwig Turk no MTAD


O artista Herwig Turk vai apresentar esta Sexta-feira 4 de Dezembro pelas 14h no campus de Azurém da Universidade do Minho, Guimarães o trabalho que tem vindo a realizar na intersecção da arte e ciência: www.herwigturk.net
i think that, generally, there is no such thing as a self-contained isolated entity called | existence, only transitional forms bound to time. this is a fundamental consideration which calls linguistic and social constructions into question. in this context, natural science and medicine offer interesting fields of exploration because they are based on facts and seek to break away from phenomena related to time. in my oeuvre, individual works are systematically modified as they are contextualized by new, subsequent works. similar to technical tools and experiments, they are at the tip of decision-making pyramids in a state of continuous development.
Artist Statement 2008
Este evento decorre no contexto do curso do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital e realiza-se na sala engageLAB no edifício do Centro de Computação Gráfica, Campus de Azurém.

New Media & Society

New Media & Society OnlineFirst Alert
published 24 November 2009

User-generated content on the internet: an examination of gratifications,
civic engagement and psychological empowerment
Louis Leung
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809341264
http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/1461444809341264v1?papetoc

The Question Concerning (Internet) Time
Susan Leong, Teodor Mitew, Marta Celletti, and Erika Pearson
New Media Society published 24 November 2009, 10.1177/1461444809349159
http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/1461444809349159v1?papetoc

novembro 18, 2009

lançamento de Emoções Interactivas


Estão convidados a assistir ao lançamento do meu livro Emoções Interactivas. Do Cinema para os Videojogos a realizar durante a Conferência Videojogos2009, no dia 26 de Novembro de 2009, pelas 18h30 na Universidade de Aveiro (auditório DeCA).

O livro será apresentado por Vasco Branco, Prof. Doutor Associado da Universidade de Aveiro.

Sítio web: www.emocoesinteractivas.net

novembro 17, 2009

Assassin’s Creed: Lineage

Assassin's Creeed II tem-nos sido impingindo quase ad nauseum. Não sei quais os valores em questão para a campanha de marketing mas começo a pensar que devem estar quase equiparados aos de produção do próprio jogo.

Esta curta-mertagem de 35 minutos é mais um exemplo disso. Uma curta com boa produção, uma realização de Yves Simoneau (realizador de séries TV: "V" ou "The 4400") com actores um pouco medianos é verdade, mas excelente desempenho de toda restante equipa técnica. A curta que foi difundida nos últimos dois meses espaçadamente em três blocos, é-nos agora oferecida na sua plenitude. O objectivo é converter os que ainda não o foram e essencialmente dar a conhecer o universo narrativo do jogo para quem não jogou o primeiro volume.



O jogo sai esta sexta-feira, dia 20.11.2009.

Hit the Bitch

"Hit the Bitch" (2009) é o nome de uma campanha social sobre a violência sobre as mulheres, que faz um uso de forma bastante dura das potencialidades da interactividade para aumentar o impacto da sua mensagem. Não se pode definir como um jogo, uma vez que não nos é dada alternativa, mas não deixa de ser interactivo por causa disso. É um objecto interactivo, no sentido em que clama pela nossa acção e reage fortemente a cada uma delas.

O dilema que nos é colocado, bater para saber até onde chega a narrativa, para obter a mensagem final, é problemático e é literalmente um murro no estômago de quem interage. Pena que isto esteja apenas em Dinamarquês, muito mais impacto teria se estivesse em Português ou pelo menos em Inglês, não deixando contudo de ser eficaz.





[a partir de The Denver Egotist]

Ident ARD/ZDF "Caveman"

novembro 16, 2009

uma obra, muitos enredos e muita Motivação

É um projecto fenomenal, grandioso e mesmo como diz



Leitura de The Cavern of Doom, feita por mim. Por cima da página pode ver-se o gráfico que vai sendo desenhado em tempo real à medida que vou fazendo escolhas na leitura.


novembro 15, 2009

Medo de se enredar


10 Games We're Scared to Play
We check out 10 games we're terrified to play, for fear that they'll ruin our social lives.

novembro 14, 2009

Pintar com vídeo

O que se pode apreciar no vídeo abaixo é fascinante. Fica no entanto um sabor amargo porque apesar de ter procurado, não consegui encontrar suficiente detalhe para explicar melhor o que está por detrás da tecnologia. Deixo aqui o que encontrei num texto do Wooster Collective.
Multimedia performers Sweatshoppe have been wheat pasting buildings with moving images all over New York. Mapping video projections to LED-lit paint rollers, Sweatshoppe lay their projections on a surface, paint-stroke by paint stroke. They call new digital performance style "Video Painting".

How it works: The software controlling the video was written in Max. The paint roller does not use any sort of paint, it simply contains green LEDs. The software tracks the color green and outputs the x y position which are sent to drawing commands and the strokes are textured with video.

Sweatshoppe is video artists Bruno Levy and Blake Shaw. They plan on eventually releasing the software, but only after it is much more refined, buffed up with features and is user-friendly.



UPDATE 24 Novembro 2009

Afinal não vi com suficiente atenção o vídeo e pensei que a tecnologia em uso era mais avançada. Explico porquê. Há dois anos tivemos um trabalho no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital chamado Virtually Painting realizado por três alunos nossos - Heduino Rodrigues, Jorge Sousa e Nuno Nogueira. Que fazia uso de rolos de tinta para pintar paredes com fotografias utilizando a visão por computador.

Virtually Painting (2008) de Heduino Rodrigues, Jorge Sousa e Nuno Nogueira

Entretanto quando vi este trabalho não me apercebi de imediato que também usavam a projecção e pensei que havia algo mais físico na tinta. Assim sendo o projecto continua a ter interesse, até porque aqui trabalham com vídeo e em ambiente exterior, mas na verdade o trabalho dos nossos alunos continua a estar na vanguarda. Aliás o mesmo foi galardoado com um Vale Inovação de 25 mil euros para ser aplicado em ambientes publicitários e esteve recentemente em exibição nos Açores tendo a RTP feito uma reportagem sobre o mesmo.