Durante a curta visita para dar aulas a Manchester aproveitei para ver a exibição de "
Ten Drawings by Leonardo da Vinci from the Royal Collection" na
Manchester Art Gallery. Não que as minhas expectativas fossem muito elevadas, mas como é natural qualquer coisa em que génios como Leonardo tenham tocado despertam sempre a atenção. Ainda para mais no caso desta exposição específica, podemos ganhar um mais aprofundado conhecimento da obra no site da Royal Collection do que vendo os desenhos ao vivo. Isto porque estes não podem ser expostos a muita luz e como tal a legibilidade não era das melhores. Destaco aqui apenas um dos desenhos, aliás o único que me despertou verdadeiro interesse dos 10. Aliás são 12, mas são apresentados como 10, porque dois deles estão desenhados nas costas de outros dois.
A skull sectioned, Leonardo da Vinci, Itália, 1489
O que Leonardo tentou fazer neste desenho foi localizar no cérebro o ponto nevrálgico do chamado "
senso comune". O chamado ponto de interface entre a mente e o mundo. Para poderem ver o trabalho em detalhe aconselho vivamente uma visita ao site da
Royal Collection que fez um excelente trabalho na sua reprodução digital e na interface de acesso.
Para além desta exibição gostei de ver alguns trabalhos das
galerias permanentes, nomeadamente europeus do século XVII e XVIII. Ao contrário do que acontece com os desenhos do Leonardo, alguns dos trabalhos que mais gostei não me atrevo a colocar aqui a sua imagem porque as reproduções são muito fracas, nomeadamente as pinturas de grande detalhe e de grande diversidade de cor como
Work, de Ford Madox Brown, Inglaterra, 1852 ou
The Chariot Race, de Alexander von Wagner, Alemanha, 1882.
Sir Thomas Aston at the Deathbed of his Wife painting, John Souch, Inglaterra, 1635
Autumn Leaves, Sir John Everett Millais, Escócia, 1856
Sappho, Charles-August Mengin, France, 1877