Conferência aguardada com alguma expectativa, tendo em conta que o conceito de flow, desenvolvido por Csikszentmihalyi a partir de 1990, tem vindo a servir cada vez mais para ajudar a definir o entretenimento e os videojogos em particular.
O conceito de Csikszentmihalyi reveste-se de particular interesse para todos aqueles que procuram compreender o envolvimento e a experiência das pessoas com artefactos interactivos. Essencialmente porque fornece um quadro de análise concreto e um conjunto de parâmetros que nos permitem mais facilmente compreender o que está acontecer na relação entre o sujeito e o artefacto.
Muito interessante. Gostei bastante do video. Principalmente do seu quadro final. Era mesmo esta visão, da temática "flow" que eu estava à procura ... :-) (uma visão experimental, directamente aplicada à criação e desenvolvimento, e à ligação entre "challenge" e "skill".
ResponderEliminarPena que foi bem superficial. Mas me ajudou a entender melhor o que é o estado de Flow. Mesmo não sendo bem área dele, teria sido legal se ele tivesse mencionado a aplicação nos jogos...
ResponderEliminar