setembro 02, 2013

Eurogamer: artigos de Agosto

E depois dos filmes e livros, ficam os artigos de agosto escritos para a Eurogamer. Mês comprido, acabou por ficar com três textos. No primeiro texto do mês falei da crítica de videojogos, e tentei justificar alguns dos problemas que esta apresenta no momento atual. No segundo texto falei dos aspectos criativos, e seus dilemas, a partir de um texto de Adam Saltsman. E no último texto fui de encontro ao que instiga os criadores a desenvolverem um jogo, em termos de mensagem e ideia, dando conta de que os videojogos também podem servir a catarse autoral.

Filmes e livros de Agosto 2013

Julho tinha sido anormal no número de filmes vistos, por isso em Agosto tirei férias do cinema. Vi apenas 3 filmes e dediquei o resto do tempo à leitura. Finalmente consegui ver o primeiro filme de Malick, um filme impressionantemente maduro para primeiro filme. Já Oblivion deixou-me com um sabor agridoce, por um lado o design genial do ambiente e cenários, por outro uma história já vista sem grande novidade, e pior que tudo a inclinação para o show-off típico de Hollywood, com Cruise em mais uma MI. Na literatura, fiz algumas leituras mais leves de verão como Saramago, Peixoto ou Calvino, e outras mais pesadas como Sennett e Dutton. Deixo a lista, e no caso dos livros irei publicar ao longo de setembro uma resenha de cada um.

CINEMA

xxxx Badlands 1973 Terrence Malick USA

xxx Oblivion 2013 Joseph Kosinski USA

xxx Welcome 2009 Philippe Lioret France


ROMANCE
Livro (2010) de José Luís Peixoto [Análise]

Mudanças (2010) de Mo Yan

A Primeira Aldeia Global (2008) de Martin Page [Análise]

A Identidade (1998) de Milan Kundera

Palomar (1983) de Italo Calvino

Memorial do Convento (1982) de José Saramago


NÃO-FICÇÃO

The New Digital Age, (2013), Eric Schmidt [Análise]

Obras Primas da Arte Portuguesa - Pintura (2011) Dalila Rodrigues

Obras Primas da Arte Portuguesa - Século XX Artes Visuais, (2011), Delfim Sardo

The Craftsman, (2009), Richard Sennett [Análise]

The Art Instinct, (2009), Dennis Dutton

A Alma Está no Cérebro, (2006), Eduardo Punset

Modos de Ver, (1972), John Berger

agosto 02, 2013

Filmes de Julho 2013

Foi um mês anormal, com 49 filmes vistos, tendo duplicado a média de filmes que vejo normalmente num mês. Posso dizer que alguns, poucos, desta lista foram em certas partes vistos em fast play. A razão para ter visto tantos filmes, prende-se com os 15 dias que passei em Moçambique a dar aulas, sendo que ocupava grande parte do tempo em que não dava aulas a ver cinema. Sobre os filmes com nota máxima, não falarei aqui uma vez que escrevi sobre os mesmos quando os vi.

xxxxx The Turin Horse 2011 Bela Tarr Hungary [Análise]

xxxxx Enter the Void 2010 Gaspar Noé France [Análise]

xxxxx Tuesday After Christmas 2010 Radu Muntean Romania [Análise]

No caso dos filmes com quatro estrelas, o novo Danny Boyle fez-me recordar Trainspotting, com mais cor, mais efeitos, mas no essencial Danny Boyle no seu melhor. Enquanto o documentário sobre Bach nos deixa a pedir por mais, Marley traz-nos a sua figura de um modo genuíno e totalmente aberto, reflectindo o carácter do próprio biografado. Alguém que veio do nada e chegou ao topo, alguém que ajudou a fundar todo um novo género musical, que fez da música o seu meio de expressão e luta, e dessa forma colocou um país inteiro no mapa. Já Nobody Knows de Koreeda é um verdadeiro murro no estômago que nos perturba pela forma como faz transparecer tudo de forma tão credível. Consegui também ver o primeiro trabalho de Nolan, e confirmar que aquilo que temos visto no seu cinema, não é mero experimentalismo, mas é mesmo uma forma de estar no cinema.

xxxx Trance 2013 Danny Boyle USA

xxxx Bach: A Passionate Life 2013 John Eliot Gardiner UK

xxxx Magic Mike 2012 Steven Soderbergh USA

xxxx Dans la Maison 2012 François Ozon France

xxxx Frankenweenie 2012 Tim Burton USA

xxxx The Sessions 2012 Ben Lewin USA

xxxx Marley 2012 Kevin Macdonald USA

xxxx Une Vie Meilleure 2011 Cédric Kahn France

xxxx O Barão 2011 Edgar Pêra Portugal

xxxx Comic-Con Episode IV... 2011 Morgan Spurlock USA [Análise]

xxxx Pariah 2011 Dee Rees USA

xxxx London River 2009 Rachid Bouchareb UK

xxxx Caché 2005 Michael Haneke France

xxxx Nobody Knows 2004 Hirokazu Koreeda Japan

xxxx Following 1998 Christopher Nolan UK

Nas três estrelas aparece o aclamado O Som ao Redor que soou demasiado europeu para o meu gosto, mas acima de tudo peca pela fraca direcção de actores, embora compreenda que o tema é poderoso e bem trabalhado. Já uma surpresa total foi com The Expendables 2 que vai muito para além do mero "filme de pancada" realizando um belíssimo trabalho de retro-análise do cinema dos anos 1980. Como estava em Moçambique, consegui ver dois filmes originários daí, bastante interessantes, um deles, Terra Sonâmbula, baseado num conto homónimo de Mia Couto.

xxx Despicable Me 2  2013 Chris Renaud USA
xxx Snow White and the Huntsman 2012 Rupert Sanders USA

xxx La Vie d'une Autre 2012 Sylvie Testud Bélgica
xxx Spring Breakers 2012 Harmony Korine USA

xxx O Som ao Redor 2012 Kleber Mendonça Filho Brazil
xxx The Expendables 2 2012 Simon West USA
xxx Dark Horse 2011 Todd Solondz USA
xxx Hangover II 2011 Todd Phillips USA
xxx La Source des Femmes 2011 Radu Mihaileanu Belgium
xxx Hangover 2009 Todd Phillips USA

xxx Terra Sonâmbula 2007 Teresa Prata Mozambique
xxx Disengagement 2007 Amos Gitai France
xxx Modigliani 2004 Mick Davis France
xxx Haute Tension 2003 Alexandre Aja France

xxx O Gotejar da Luz 2002 Fernando Vendrell Mozambique
xxx Mary Reilly 1996 Stephen Frears USA
xxx Vacas 1992 Julio Medem Spain
xxx Days of Wine and Roses 1962 Blake Edwards USA

Nas duas estrelas começam aparecer alguns dos filmes que acabei por vezes de ter de fazer algum fast play, mas nem todos. Aqui temos Big Nothing e Souers Fâchées como duas comédias europeias interessantes. Por outro lado três filmes de grande orçamento - Die Hard 4, Ted, Total Recall - apresentam uma autêntica mão cheia de nada. Já Capitães da Areia foi uma pequena desilusão, com uma base tão rica, restou apenas uma boa imagem.

xx A Good Day to Die Hard 2013 John Moore USA
xx Ted 2012 Seth MacFarlane USA
xx Total Recall 2012 Len Wiseman USA
xx The Exchange 2011 Eran Kolirin Israel
xx Capitães da Areia 2011 Cecília Amado Brazil
xx Scialla! 2011 Francesco Bruni Italy
xx Seeking Justice 2011 Roger Donaldson USA
xx The Son of No One 2011 Dito Montiel USA
xx Room In Rome 2010 Julio Medem Spain
xx The Winning Season 2009 James C. Strouse USA
xx Big Nothing 2006 Jean-Baptiste Andrea UK
xx Les Soeurs Fâchées 2004 Alexandra Leclère France

Como uma estrela, existe pouco ou mesmo nada a dizer.

x That's My Boy 2012 Sean Anders USA
x Balas & Bolinhos - O Último Capítulo 2012 Luis Ismael Portugal


Para ver as notas dadas nos meses anteriores podem seguir a etiqueta FilmeMês. Para acompanhar as notas que vou dando ao longo do mês, ou ver a listagem de notas dos últimos anos podem visitar a minha folha de notas online.

agosto 01, 2013

Dicotomia em banda desenhada

Mused é uma série de banda desenhada criada por Kostas Kiriakis, que funciona segundo ele, como uma "espécie de diário" narrativo visual das ideias que o vão assombrando no dia-a-dia. Dessa série, fiquei bastante impressionado com a novela gráfica, A Day at the Park (2013), porque é profundamente filosófica, o que é algo pouco habitual de se ver tratado no formato de banda desenhada.

A Day at the Park (2013) de Kostas Kiriakis

A Day at the Park, lança-nos numa complexa dicotomia que pretende separar, e classificar as diferenças entre "Questões" e "Respostas". Quais são mais relevantes? e porquê? A discussão assume os contornos clássicos das dicotomias filosóficas, desde o querer distinguir entre corpo e alma, ao querer distinguir entre forma e conteúdo. É uma novela gráfica, que nos prende na discussão, nos "questiona" e obriga a reflectir, deixando-nos a pensar, muito para além da sua leitura.

Muito interessante também é depois de ler, ficar a conhecer como decorreu o processo criativo de construção da novela. Kiriakis diz-nos na sua página, que normalmente define um plano com um princípio, meio e fim para o que vai desenvolver, mas neste caso não foi assim. Aqui o processo foi profundamente exploratório, sem qualquer noção do que viria a suceder no quadro seguinte. Nas suas palavras, esta é uma forma de trabalhar com elevado risco, e bastante complexo a nível interno,
"Turns out the most difficult thing about that, is fighting that constant urge to get back in control. Which is another way of saying ‘I desperately need to get back in my comfort zone’. Playing it safe all the time though isn’t  a very expansive strategy. Especially in a creative process. So in a way it boils down to an exercise in courage really. Remembering that it’s ok to let go. Make mistakes. Play around. Go nuts. Have fun." [fonte]

julho 31, 2013

como prospera a nossa mente?

Trago mais uma comunicação de Ken Robinson, que não vem dizer nada de muito novo, mas como ele acaba dizendo, é preciso continuarmos a manifestar o nosso ponto de vista, para lutar contra os paradigmas instalados. Compete-nos a nós fazer com que mais pessoas compreendam o que está mal, e porque está mal, para que aos poucos esses paradigmas possam ser alterados.

How to escape education's death valley (2013) Ken Robinson

Ken Robinson aponta três princípios cruciais para que a mente humana possa prosperar, e que vêm sendo contrariados por vários modelos educacionais, tal como o seguido no sistema português, nomeadamente no consulado de Nuno Crato. Vejamos cada um, e analisemos o que estes modelos têm feito no sentido de os promover ou despromover.

Princípio 1. Os seres humanos são intrinsecamente Diferentes.
O que fizemos? Criámos exames e testes que garantem que todos os alunos saberão o mesmo em cada ano, e afunilámos o saber, restringido-o à Matemática e Português. Poderia ser mais irónico? Os exames deveriam, apenas e só, servir fins de diagnóstico do sistema, não podem servir para punir ou gratificar, não podem ser o centro da escola, não podem ser o fim da vida na escola. Quanto à Matemática e Português, questiono-me, como será possível criar atletas de relevo que nos motivem todos os dias da nossa vida, e artistas de qualidade que nos nos façam imaginar o que poderemos ainda vir a ser, se não dedicarmos espaço à Educação Física e às Artes na escola?

Princípio 2. Os seres humanos são intrinsecamente Curiosos.
O que fizemos? Retirámos a autonomia aos professores para desenhar os currículos das suas aulas, e obrigamo-los a seguir tudo o que é emanado do ministério centralizador. Como é possível despertar a curiosidade de cada um, se falo de igual modo para todos, e exijo o mesmo a cada um? De uma vez por todas, compreendam que a profissão de professor, é uma profissão profundamente criativa. Sim, é verdade. Aquela ideia de que quem não sabe fazer, ensina, é uma grande mentira. Porque saber ensinar, é saber fazer algo de bastante concreto. É desenhar a melhor forma de fazer chegar o conhecimento ao outro. É facilitar a aprendizagem do outro.

"What Teachers Make" banda desenhada de Zen Pencils, baseada na performance de Taylor Mali.

A única forma sustentável de facilitar a aprendizagem, é despertando a curiosidade. Já pararam para pensar porque é que gostam de ir ao cinema, porque é que gostam de ler um livro, ou de seguir uma série na televisão? Simples, porque estes artefactos utilizam a arma mais elementar de atrair a nossa atenção, que é atiçar a nossa curiosidade. Passamos todo o tempo que estamos envolvidos com estes artefactos, a questionar-nos, "o que é vai acontecer a seguir?".

E é por isso que a profissão de professor é altamente criativa, porque este tem de ser capaz de desenhar as suas aulas e os seus materiais, de forma a atiçar a curiosidade, de forma a manter o aluno interessado, para que este não se levante a meio da sessão, desista, e vá embora.

Princípio 3. Os seres humanos são intrinsecamente criativos.
Como é que eu posso despertar a criatividade das nossas crianças, se exigir a todas o mesmo, e se as punir por não serem iguais ao vizinho? Ken Robinson diz,
 "Nós criamos as nossas vidas, e podemos recriá-las enquanto as vivemos. É a prática comum de ser um ser humano. É por isso que a cultura humana é tão interessante, diversa e dinâmica (..) Todos criamos as nossas vidas ao longo deste processo incessante de imaginar alternativas e possibilidades, e esse é um dos papéis da educação, acordar e desenvolver esses poderes da criatividade."

julho 30, 2013

um hino à arte de criar

Foi em tempos tipógrafo, hoje com 97 anos e sérios problemas de visão, cria arte gráfica, com apenas o Microsoft Paint. Muito sinceramente, não sei com que me surpreenda mais, se a idade tão avançada, se a criação de arte visual por alguém com forte debilidade no campo da visão, ou o simples facto de se poder criar algo com qualidade a partir de uma ferramenta como o Paint. Falo de Hal Lasko, do Ohio, EUA.


O computador é aqui uma verdadeira ferramenta de acessibilidade, porque é o simples efeito de permitir o zoom da imagem que possibilita  Hal Lasko continuar a produzir trabalho visual. Ou seja, Lasko trabalha as imagens ao nível do pixel, tal como se produzisse uma ilustração através da técnica de pontilhismo. Claro que para o fazer, e tendo em conta todas as suas limitações de visão e próprias da idade, precisa de imenso tempo, chegando a levar 2 anos para criar uma imagem apenas.




Uma das coisas que mais me impressionou, foi o filho dizer que ele não pára de falar sobre o seu trabalho, que não gosta de ir ao estúdio dele porque depois não consegue sair de lá, o seu pai não pára de lhe mostrar coisas. Isto é deveras impressionante, porque mostra a tenacidade da sua motivação intrínseca. Mas mostra ainda o quão importante é a comunicação na arte. A necessidade do pai mostrar ao seu filho o que faz, e receber feedback, para que faça sentido continuar. Ou seja, a motivação é intrínseca, mas ainda assim precisa de se alimentar. Tal como o filho, o aluno, o aprendiz precisam continuamente de feedback para poder continuar a trilhar o seu caminho.
"he painted on the computer all. the. time. No one knew how important this program would become to Grandpa until he lost some of his vision in 2005 because of wet macular degeneration. Since then Hal has also lost the majority of his hearing. Despite these "setbacks" Grandpa wakes up everyday and is still inspired to create." [fonte]
Só uma motivação tão desmedida como aquela que podemos ver expressa no documentário permitiu que Hal Lasko tivesse claramente evoluído dos primeiros desenhos para os últimos. Podemos notar um claro aumento de complexidade visual, e como o incremento no domínio da técnica acabou por libertar Hal do figurativo realista, permitindo-lhe atingir uma vertente mais impressionista. É um verdadeiro hino à arte de criar.

The Pixel painter (2013) de Josh Bogdan e Ryan Lasko

[via Gizmodo]