fevereiro 07, 2008

Spielberg sem emoção

Aqui está o primeiro fruto da colaboração entre Steven Spielberg e Neil Young (vice-presidente da Electronic Arts). Foi ontem anunciado o nome oficial do jogo, BOOM BLOX e deverá ser lançado ainda durante a GDC 2008. Será um jogo desenvolvido dentro da linha dos casual games embora com uma forte componente criativa à qual foi adicionada também alguma complexidade através de personagens estruturadas.
Boom Blox is a physics-based puzzle game that requires players to destroy over 300 levels of intricately stacked bricks. The title features a cast of over 30 "wacky" characters to be unlocked and includes an editor for players to construct their own levels [IGN]
Para Spielberg, "Boom Blox plays on the enjoyment of building and knocking down blocks, something that can appeal innately to kids and adults of all ages [..] I am a gamer myself, and I really wanted to create a videogame that I could play with my kids [..] Boom Blox features an enormous amount of fun challenges and cool scenarios for your kids to solve or for you to master together."

Como se poderá ver no trailer em baixo, apresentado na E3 2007 ainda sem nome definitivo, o objectivo da colaboração inicial entre SS e a EA foi no sentido do desenvolvimento de videojogos e conceitos de gameplay que permitissem levar o jogador às lágrimas. Em 2005 esta união foi anunciada com grande pompa até porque aconteceu pouco tempo depois do controverso discurso de Spielberg sobre o famoso Level 17. Na imagem abaixo, o conceito parece ter sido preparado para tal e facilmente se poderá denotar, desta imagem, que o enquadramento dado ao enredo foi o de gerar as situações de melancolia necessárias. Contudo se olharmos para a imagem imediatamente acima, vemos que aqui o tom está na zona da alegria e divertimento e desse modo dirigido à comédia com muito pouco ou nada de tragédia.

Esta inversão de direcção vem comprovar que a minha tese sobre a impossibilidade, ou extrema dificuldade, desses estados emocionais em ambientes interactivos continuam a fazer sentido e que os argumentos que suportam essa tese são ainda válidos.

Veja-se no trailer, como a mudança entre o discurso "Can a Computer Game, Make You Cry" e BOOM BLOX aparecem enredados por uma desculpa desenvolvida a partir da fotografia em que Spielberg joga Wii Sports com Miyamoto.

fevereiro 06, 2008

processing visuals

Inspirador. Pequeno filme realizado em processing tendo por base algoritmos concretos de cálculo de ritmos musicais ao contrário da sensação de beat detection em real-time que fica no ar. Obrigado Nuno Nogueira.


Filme de Flight404

tecnologia dependente da criatividade

O trabalho audiovisual está cada vez mais dependente da tecnologia e das capacidades de agregar ou montar sobre camadas vários e diferentes tipos de materiais tornando-os perfeitos aos olhos do espectador comum. Aliada a este fenómeno temos ainda a diminuição do colectivo de produção e realização audiovisual. Neste pequeno filme podemos ver um making of da sequência de ataque na Normandia realizada para a série da BBC Bloody Omaha que pode ser analisada por comparação à sequência inicial de Saving Private Ryan de Spielberg. É deveras impressionante verificar ao fim de 4 minutos com apenas 3 pessoas e 4 dias foi possível realizar com resultados interessantes um trabalho que implicaria uma equipa de cerca de 100 pessoas, centenas de objectos a servir de adereços e cerca de 1 mês. É a informática ao serviço da humanidade através da utilização do processamento matemático com vista à redução dos workflows, mas neste caso é mais do que isso, é a criatividade a servir a tecnologia e o seu propósito final. Agradeço ao João Martinho Moura o envio do filme.

fevereiro 05, 2008

Jobs #7

More 2 positions at University of Wales, Newport
School of Art, Media and Design

1 - Senior Lecturer – Fine Art (Video) 0.5
Part Time (Permanent)
£36,911 - £42,791 pro rata

Working as part of a team supporting and leading modules in contemporary art and visual culture. Ideally you will be an artist/educator engaged in fine art practice with a bias towards video and a profile of national and international exhibitions.

2 - Lecturer – Graphic Design (Foundation Studies) 0.5
Part Time (Permanent)
£30,913 - £35,837 pro rata

You will work as a member of the Foundation Course programme team and contribute to the development of the Foundation Course programme, taking a lead in the area of Graphic Design. This post is during term-time only.


Closing Date: 7th February 2008 at 12 noon. Click here.

fevereiro 03, 2008

curta 3d

Deliciosa curta 3d sobre o chocolate Kit Kat realizada pela empresa francesa Akama Studio para a Nestlé francesa.

Flash, talento e trabalho

Animação realizada em Flash e sobre o Flash por Alan Becker. Mais um exemplo entre muitos que aqui tenho deixado do quanto o talento pode fazer a diferença. Note-se que esta animação foi inteiramente executada por um artista de apenas 18 anos e em apenas 3 meses. O que se pode depreender daqui é o talento, mas é também fruto de muitas e muitas horas de trabalho em cima do Flash para se chegar até aqui. O talento confere os pequenos momentos de génio que vemos na animação, mas tudo o resto depende de uma grande motivação e força de vontade para se manter sentado em frente do computador horas e dias a fio a tentar desenhar o movimento ou acção perfeita para o efeito que se pretende.
An animator faces his own animation in deadly combat. The battlefield? The Flash interface itself.



Animator vs. Animation by Alan Becker

fevereiro 02, 2008

documentário Trigger Happy

Está disponível no Google o documentário de Steven Poole com o mesmo nome do seu livro Trigger Happy:Videogames and the Entertainment Revolution, que neste caso ganha um subtítulo a fazer lembrar a recente série da Discovery. Trigger Happy - The Irresistible Rise of the Videogame é de 2004 e foi produzido pela BBC. São 28 minutos que continuam ainda actuais e estimulantes.

 

janeiro 27, 2008

Jobs #6

Senior Lecturer – Games Design 0.5
Part Time (Permanent)
£36,911 - £42,791 pro rata
School of Art, Media and Design

Teaching and managing modules on the Computer Games Design programme. You will be expected to have a live research practice and to be able to contribute to the overall development of the Art, Media and Design School.

Closing Date: 7th February 2008 at 12 noon.

Click here

janeiro 26, 2008

Jobs #5

12 fully-funded 4-year PhD scholarships are available for Arts and Humanities research in Trinity College Dublin

A new interdisciplinary and inter-institutional PhD pathway for research in Arts and Humanities has been launched by Trinity College Dublin in conjunction with NUI Galway and University College Cork. 12 four-year scholarships of fees plus €16,000 per annum are available for those who wish to pursue this pathway as students of Trinity College Dublin. Other scholarships are being offered by NUI Galway and University College Cork. The scholarship competition at Trinity College Dublin is open to both EU and non-EU applicants. The closing date for entry is 1 March 2008.

Texts, Contexts, Cultures has been designed to prepare students for life in academia – and beyond. First-year students will develop their research through multi-institutional training elements in the pathway's core themes – History of the Book, Imaging Ireland and Renaissance intellectual history – much of which training will be delivered through audiovisual and online networks. Research will be supervised by multi-institutional scholarly panels. Students will also be provided with the opportunity for work placement in the knowledge economy sector.

Dr John Hegarty, Provost of Trinity College Dublin, commented that the Texts, Contexts, Cultures pathway "represents an exciting new beginning for higher education in Ireland and for higher education itself."

Full details can be found on www.textscontextscultures.ie . All enquiries should be directed to Dr Crawford Gribben, the Director of Texts, Contexts, Cultures at Trinity College Dublin ( crawford.gribben@tcd.ie ).

Comentários na West Coast

Opto por passar os comentários da Patrícia Gouveia ao texto West Coast, em triângulo... para texto principal, porque assim terão uma visibilidade diferente e podem contribuir para uma discussão mais interessante sobre a temática.
Gostei de ler o teu post pois embora tenha andado completamente fora desta polémica tenho uma opinião demolidora sobre esta imagem gráfica. Sinceramente não sabia que estava a ser alvo de crítica tão generalizada pois ando tipo zombie mas essa crítica parece-me evidente pois a campanha pôs-se a jeito. Até já tinha pensado também escrever sobre isto. Senão vejamos os pontos com que se apresenta de um provincianismo a toda a prova:

_uso da paisagem sobre os retratos (esta insistência das belas paisagens é criticada há tanto tempo que nem dá para acreditar), as pessoas não visitam países pelas suas paisagens mas pela sua cultura daí os espanhóis, mais espertos, colocarem obras de Miró e outras;

_os retratos são de pessoas algumas conhecidas outras desconhecidas mas só isso torna logo o assunto problemático, eu acho que conheço bastante de arquitectura mas nunca ouvi falar daquele sujeito..? Em relação às artes plásticas…? Porquê Joana Vasconcelos e não Paula Rego? No Briefing esta questão deveria ter sido equacionada e coloca, sem necessidade nenhuma, fragilidade na intençãoda agência, pelo menos cá dentro; lá fora ninguém os reconhece portanto acho que acabam por funcionar como anónimos;

_o nome do fotógrafo é puro parolismo e a utilização de um estrangeiro na campanha lembra-me uma polémica no Brasil sobre o facto da primeira-dama (senhora Lula, uma parola) não usar roupas de estilistas nacionais, ao contrário das primeiras damas dos países mais desenvolvidos; Acredito que é importante dar este trabalhos aos excelentes artistas nacionais acho isto equivalente a ter designers como o Stefan Sagmeister a fazer o grafismo da casa da música; numa palavra: parolo, mais do mesmo, de facto;

_eu pessoalmente acho a imagem pirosa, um efeitozinho paisagístico sobre retratos que se calhar até são bons, não dá para ver naquela estética do multiply;

_façam cartazes e mupis com obras emblemática das arquitectura portuguesa (pavilhão de Portugal, por exemplo), pinturas de Paula Rego ou de João Penalva misturadas com as obras da Joana Vasconcelos e outros escultores;

_mostrem a Marisa a cantar no São Luís; o Mourinho e o Cristiano Ronaldo a jogar no estrangeiro agora aquele mix mal digerido não me convence nada… para mim é mais do mesmo, falta de cultura visual e estética no seu expoente, sorry! Fiquei entristecida por o governo alinhar nestas palhaçadas e não acho que seja um problema e bandeira mas de má formação estética. xxx mouse