Um adeus a um génio da dança e arte, uma especialista em comunicação não-verbal.
Le Sacre du Printemps pelo Wuppertal Tanztheater de Pina Bausch
Vollmond de Pina Bausch
junho 30, 2009
junho 28, 2009
Infografia digital Workshop
O Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho promove no próximo mês um workshop, coordenado por Nuno Vargas, dirigido a profissionais de comunicação que tenham experiência ao nível gráfico e um domínio básico das suas ferramentas.
O objectivo desta iniciativa, realizada em parceria com a agência Lusa, é “potenciar o uso das possibilidades e das linguagens do meio digital, ao nível da infografia e das narrativas online”.
Será ministrado por Aitor Eguinoa (com experiência de trabalho em infografia no El País, El Correo, de Bilbao, e La Nación, de Buenos Aires) e por Xaquin G. V. (La Voz de Galicia, Newsweek e, actualmente, The New York Times, onde trabalha como Graphics Editor).
Inscrições: sec-cicom@ics.uminho.pt | +351 253 604 214
videojogos na universidade
No próximo ano lectivo 2009/2010 a oferta superior na área de Videojogos passará a contar pela primeira vez com ofertas integralmente direccionadas aos videojogos em diferentes modalidades: licenciatura e pós-graduação. Estas ofertas vêm sedimentar a área após a criação de várias cadeiras em várias universidades do país.
O IPCA será a primeira instituição nacional a oferecer uma licenciatura inteiramente versada na área: Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
A ESAD oferecerá a primeira pós-graduação com um valor de 45 ECTS: Pós-Graduação em Design de Videojogos. Esta formação conta com o apoio da empresa Seed Studios.
O IPCA será a primeira instituição nacional a oferecer uma licenciatura inteiramente versada na área: Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
A ESAD oferecerá a primeira pós-graduação com um valor de 45 ECTS: Pós-Graduação em Design de Videojogos. Esta formação conta com o apoio da empresa Seed Studios.
Portugal recriado musicalmente
Irresistível. Acabo de ver na SIC Notícias o concerto dos Oquestrada dado no Tivoli em Maio de 2009, uma verdadeira reinvenção do fado filtrada pelo espírito da bohème à francesa que aqui é referenciada pelo espírito da Tasca Portuguesa. Sente-se Yann Tiersen no ar, mas respira-se um sentimento Português vindo das entranhas, de passear por entre as ruas de qualquer cidade portuguesa que se mistura com Goran Bregovic e um pouco de tinto da região alentejana, mais um pouco de The No Smoking Orchestra e encontramos a medida certa para um ritmo em passo acelerado, coerente e muito, mas muito criativo. Por momentos senti o corpo contorcer-se ao ritmo e a cabeça a fugir para as noites de Queima das Fitas dos tempos de estudante de Coimbra.
O primeiro álbum saiu em Abril deste ano e dá pelo nome de Tasca Beat - O Sonho Português. Se ainda não conhecem refresquem-se com esta centelha de inovação e criatividade nacionais no vídeo de Oxala te veja realizado pela Droid-i.d.
O primeiro álbum saiu em Abril deste ano e dá pelo nome de Tasca Beat - O Sonho Português. Se ainda não conhecem refresquem-se com esta centelha de inovação e criatividade nacionais no vídeo de Oxala te veja realizado pela Droid-i.d.
junho 26, 2009
Alice de Tim Burton
Foram reveladas, há dois dias, as primeiras imagens de Alice in Wonderland de Tim Burton que está marcado para estrear a 5 de Março de 2010. São verdadeiramente espantosas, todo um imaginário de Lewis Carroll aqui filtrado pela estética muito própria de Tim Burton criando toda uma atmosfera original, mais pesada e colorida, estranha e atractiva, criativa e tecnicamente perfeita. (Clicar nas imagens para ver em HQ).
Michael Jackson (1958-2009)
Andava eu na escola primária quando saiu Thriller (1982) provocando todo um furacão mediático da persona de Michael Jackson. Thriller foi responsável por muita coisa principalmente pela criação de uma verdadeira "máquina de promoção" capaz de chegar a todos os cantos do globo e por todos os media existentes, algo nunca antes realizado. Um investimento colossal em merchandising e principalmente num teledisco que criou todo um ícone. Thriller suporta-se num teledisco que não o era propriamente mas antes uma curta-metragem de 13 minutos realizada por John Landis, realizador do famosíssimo An American Werewolf in London (1981). O teledisco é lançado em Dezembro de 1983 e esse Natal marcará profundamente a viragem na indústria da música no que toca à sua adopção do meio visual para suportar as suas necessidades de distribuição. Nesse Natal recebi um poster de metro e meio com a imagem que podem ver acima trazida por uns tios do Luxemburgo. No centro da Europa e EUA o estrondo mediático fazia-se sentir mais fortemente do que em Portugal, um país recentemente saído de um ditadura de décadas. Não me esqueço do poster que me acompanhou durante muitos anos ainda que dobrado e arrumado ao fim de algum tempo, mas também não me esqueço da sua forma estonteante de dançar, do breakdance e do moonwalking.
Tudo isto foi há muito tempo, nos últimos anos o que sentia por MJ é bem descrito pelo colega Luís Santos com quem concordo integralmente. No entanto MJ acaba de se transformar em mais uma figura lendária entrando para a galeria da mitologia do entertainment americano ao lado de figuras como Marilyn Monroe, James Dean, Jim Morrison ou Elvis Presley.
Tudo isto foi há muito tempo, nos últimos anos o que sentia por MJ é bem descrito pelo colega Luís Santos com quem concordo integralmente. No entanto MJ acaba de se transformar em mais uma figura lendária entrando para a galeria da mitologia do entertainment americano ao lado de figuras como Marilyn Monroe, James Dean, Jim Morrison ou Elvis Presley.
junho 23, 2009
Brincar
Acabo de ver a conferência TED de Stuart Brown, do National Institute for Play, e mais uma vez me sinto em estado de flow com tudo o que ouvi. Nada de novo mas este assunto inspira-me e delicia-me. O acto de brincar é inato, vem pré-inscrito nos nossos cérebros e somente por forças de origem patológica não nos engajamos nesse acto. Brincar é algo intrínseco ao ramo dos mamíferos e como tal está fortemente enredado com todo o nosso sistema emocional e cognitivo.
Stuart Brown abre a conferência com um artigo de capa, Taking Play Seriously, da The New York Times Magazine, a revista de domingo do NYT, que eu comprei quando estive em San Diego em Fevereiro de 2008. Guardei esse artigo para preparar inicialmente um texto para o blog, acendendo ramificações que me pudessem despoletar vontade de perseguir o assunto num paper. Nunca cheguei a fazer esse texto por falta de tempo e pela imensidade de outros assuntos que nos absorvem por completo. Agora que vejo esta conferência, resolvi passar por aqui e deixar-vos não só a mesma mas também esse belíssimo artigo da NYT Mag.
Muitos em Portugal pensarão, hmmmm, aqui está a raiz de muito daquilo que o Eduquês defende. Mas é exactamente por isso que no final Brown é questionado sobre essa questão, sobre o facto de ele defender o brincar como essencial na aprendizagem e aí Brown acaba por fechar o discurso apenas defendendo a sua dama, esquecendo que a importância da sua dama representará o declínio de outras. Contudo uma coisa é de grande importância, a relevância que o acto de brincar tem para nossa sobrevivência é insubstituível. Poderíamos até dizer mas agora vivemos numa sociedade menos prática e mais intelectual. Ora o brincar não é apenas um acto prático, físico, de contacto é muito mais que isso é um acto social que nos ensina a "ser". Que é base sólida para o relacionamento interpessoal, intergrupal e até íntimo. É base da amizade, da partilha, da gestão de expectativas e de liderança, do amor pelo próximo.
Stuart Brown abre a conferência com um artigo de capa, Taking Play Seriously, da The New York Times Magazine, a revista de domingo do NYT, que eu comprei quando estive em San Diego em Fevereiro de 2008. Guardei esse artigo para preparar inicialmente um texto para o blog, acendendo ramificações que me pudessem despoletar vontade de perseguir o assunto num paper. Nunca cheguei a fazer esse texto por falta de tempo e pela imensidade de outros assuntos que nos absorvem por completo. Agora que vejo esta conferência, resolvi passar por aqui e deixar-vos não só a mesma mas também esse belíssimo artigo da NYT Mag.
Muitos em Portugal pensarão, hmmmm, aqui está a raiz de muito daquilo que o Eduquês defende. Mas é exactamente por isso que no final Brown é questionado sobre essa questão, sobre o facto de ele defender o brincar como essencial na aprendizagem e aí Brown acaba por fechar o discurso apenas defendendo a sua dama, esquecendo que a importância da sua dama representará o declínio de outras. Contudo uma coisa é de grande importância, a relevância que o acto de brincar tem para nossa sobrevivência é insubstituível. Poderíamos até dizer mas agora vivemos numa sociedade menos prática e mais intelectual. Ora o brincar não é apenas um acto prático, físico, de contacto é muito mais que isso é um acto social que nos ensina a "ser". Que é base sólida para o relacionamento interpessoal, intergrupal e até íntimo. É base da amizade, da partilha, da gestão de expectativas e de liderança, do amor pelo próximo.
junho 19, 2009
so beautiful
Aqui está o último capitulo da trilogia de Fumito Ueda, depois de Ico (2001), Shadow of Colossus (2005), agora The Last Guardian (TBA). O videojogo que finalmente me fará comprar a PS3, dada a tradicional exclusividade Sony.
junho 16, 2009
Saudek em movimento
Fate Descends towards the River Leading Two Innocent Children, Jan Saudek, 1970
Tadas Svilainis resolveu pegar no trabalho de Saudek e dar-lhe movimento. É um trabalho inspirador.
Short experimental movie about love, betrayal, death. The idea was to create animated film using photos by Jan Saudek. I scanned stills from photo album, cut images into layers with Photoshop and animate them in After Effects.
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