Positions in VRlab EPFL
Appointments as Experienced Researcher and Junior Researcher are available at Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) VRLab, Switzerland.
Postdoc Position (100%)
Area: Crowd Simulation
Requirements:
Applicants should have a PhD in computer science. Strong programming skills (C++) are needed for the project. Good knowledge of Computer Animation, Computer Graphics is a good asset. Written and spoken English skills are required.
Gross Salary: 80‘000 Swiss Francs
Deadline: October 1, 2008
Start Date: January 1, 2009 or earlier
Duration: One year (renewable)
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Research assistant (100% or 50%)
Area: Crowd simulation
Requirements:
Applicants should have a Bachelor, a MSc (preferably), or a Engineer diploma in Computer Science. Strong programming skills (C++) are needed for the project. Good knowledge of Computer Animation, Computer Graphics is a good asset. Written and spoken English skills are required.
Gross Salary: 66‘000 Swiss Francs (33’000 for 50% position)
Deadline: October 1, 2008
Start Date: January 1, 2009 or earlier
Duration: One year (renewable)
Contact:
Prof. Daniel Thalmann, Director VRlab
Email: Daniel.Thalmann@epfl.ch
Web: http://vrlab.epfl.ch
setembro 16, 2008
setembro 12, 2008
a bem da nação
No passado dia 8 do 8 do ano 8 decorreu mais uma cerimónia dos jogos Olímpicos transmitida para todo o planeta. Para uns jogos que custaram duas vezes mais que os anteriores jogos mais caros de sempre, Atenas 2004, ou seja sete vezes mais que Sidney 2000 e 32 vezes mais que Los Angeles 1984 [1] seria de esperar uma cerimónia explosiva, perfeita, inesquecível e com um selo de autenticidade chinesa. Uma autenticidade a fazer relembrar os jogos de 1936. Desde a sua arquitectura e ideais até ás ligações que unem os seus criadores, uma espécie de afirmação completa daquilo que teriam sido os Jogos Arianos.
O arquitecto de Pequim foi Albert Speer Jr., filho de Albert Speer o "Arquitecto do Diabo" dos jogos Olímpicos de Hitler. As avenidas esculpidas do outro lado do planeta têm influências [2] dos planos desenhados para Berlim e não concretizados [3]. Planos que assumem o controlo completo do espaço e capazes de transformar ou melhor trucidar tudo em função dos designios planeados, chamada de "arquitectura totalitarista".
Tudo nestes jogos olímpicos de 2008 tem a marca da Grande China, e o espírito nacionalista dos seus cidadãos é levado ao rubro. Desde a construção do mais belo estádio ao mais eficiente complexo de natação; o controlo da pluviosidade com bombas de hidrogénio; a necessidade de ganhar mais medalhas que todos os outros países; a destruição de milhares de lares com fins estéticos; e no final o mais belo fogo de artificio lançado ao som de uma sublime voz.
Nestes últimos dois casos, foi recentemente noticiado que afinal nem tudo o que parece é. Nem o fogo de artificio visto na TV no mundo inteiro nem a miúda que ouvimos cantar na cerimónia são reais, são ambos fruto desta necessidade ou maquinação de projecção de uma determinada estética. Uma estética altamente politizada que busca exprimir a perfeição, ou melhor a superioridade de uma nação e com isso alimentar a sua força interna.
Se para o espectáculo visual criado pelo fogo de artificio se utilizaram efeitos especiais que segundo "Gao Xiaolong, head of the visual effects team for the ceremony, said it had taken almost a year to create the 55-second sequence" [4]. Já para a belissima voz ouvida no Ninho e difundida por todo o mundo, os responsáveis chineses preferiram não arriscar na tecnologia e colocar antes uma menina bonita a fazer playback.
Yang Peiyi (em cima à direita) foi impedida de actuar no Ninho, mas apenas fisicamente e devido aos dentes tortos, uma vez que a sua voz foi escolhida e utilizada. Para tornar presente a voz, foi escolhida uma outra menina, , mais perfeitinha para aparecer e apenas sorrir em playback. A explicação dada ilumnia bem tudo o que foi dito aqui atrás:
[1] About.com
[2] Daily Times
[3] TimesOnline
[4] Telegraph
[5] TimesOnline2
O arquitecto de Pequim foi Albert Speer Jr., filho de Albert Speer o "Arquitecto do Diabo" dos jogos Olímpicos de Hitler. As avenidas esculpidas do outro lado do planeta têm influências [2] dos planos desenhados para Berlim e não concretizados [3]. Planos que assumem o controlo completo do espaço e capazes de transformar ou melhor trucidar tudo em função dos designios planeados, chamada de "arquitectura totalitarista".
Tudo nestes jogos olímpicos de 2008 tem a marca da Grande China, e o espírito nacionalista dos seus cidadãos é levado ao rubro. Desde a construção do mais belo estádio ao mais eficiente complexo de natação; o controlo da pluviosidade com bombas de hidrogénio; a necessidade de ganhar mais medalhas que todos os outros países; a destruição de milhares de lares com fins estéticos; e no final o mais belo fogo de artificio lançado ao som de uma sublime voz.
Nestes últimos dois casos, foi recentemente noticiado que afinal nem tudo o que parece é. Nem o fogo de artificio visto na TV no mundo inteiro nem a miúda que ouvimos cantar na cerimónia são reais, são ambos fruto desta necessidade ou maquinação de projecção de uma determinada estética. Uma estética altamente politizada que busca exprimir a perfeição, ou melhor a superioridade de uma nação e com isso alimentar a sua força interna.
Se para o espectáculo visual criado pelo fogo de artificio se utilizaram efeitos especiais que segundo "Gao Xiaolong, head of the visual effects team for the ceremony, said it had taken almost a year to create the 55-second sequence" [4]. Já para a belissima voz ouvida no Ninho e difundida por todo o mundo, os responsáveis chineses preferiram não arriscar na tecnologia e colocar antes uma menina bonita a fazer playback.
Yang Peiyi (em cima à direita) foi impedida de actuar no Ninho, mas apenas fisicamente e devido aos dentes tortos, uma vez que a sua voz foi escolhida e utilizada. Para tornar presente a voz, foi escolhida uma outra menina, , mais perfeitinha para aparecer e apenas sorrir em playback. A explicação dada ilumnia bem tudo o que foi dito aqui atrás:
The reason why little Peiyi was not chosen to appear was because we wanted to project the right image. The reason was for the national interest. [5]
[1] About.com
[2] Daily Times
[3] TimesOnline
[4] Telegraph
[5] TimesOnline2
setembro 07, 2008
Nasceu a 05.09.2008
Nasceu o pequenito por quem aguardávamos já com alguma ansiedade, passadas as 40 semanas e 4 dias de gestação. Nasceu muito bem, de parto normal, no passado dia 5 de Setembro pelas 18h26 no Hospital Infante D. Pedro, com 3338 gramas.
Foi um momento muito especial ao qual eu como pai pude assistir diferentemente da minha primeira filha em que tive de aguardar no exterior do Bloco de partos. A recente remodelação deste Bloco permite agora não só que os pais assistam como realiza tudo na mesma sala. Ou seja desde o momento em que é demos entrada no Bloco foi-nos atribuído um quarto no qual esperámos pela dilatação, se fez o parto, se recolheram as células estaminais e no qual o pequeno Pedro tinha uma caminha aquecida por luz à sua espera. Para além disso durante todo o tempo de espera, cerca de 5 horas ouvimos a RFM que emanava de umas colunas no tecto num volume aprazível e com luzes de penumbra para ajudar ao descanso e relaxe anterior ao momento de expulsão.
O Pedro Diogo é assim o mais recente membro da nossa família que em princípio voltará para casa já amanhã. A irmã está encantada com a chegada do mano e só pensa em poder tê-lo cá em casa a dormir no quartinho ao lado do seu.
Foi um momento muito especial ao qual eu como pai pude assistir diferentemente da minha primeira filha em que tive de aguardar no exterior do Bloco de partos. A recente remodelação deste Bloco permite agora não só que os pais assistam como realiza tudo na mesma sala. Ou seja desde o momento em que é demos entrada no Bloco foi-nos atribuído um quarto no qual esperámos pela dilatação, se fez o parto, se recolheram as células estaminais e no qual o pequeno Pedro tinha uma caminha aquecida por luz à sua espera. Para além disso durante todo o tempo de espera, cerca de 5 horas ouvimos a RFM que emanava de umas colunas no tecto num volume aprazível e com luzes de penumbra para ajudar ao descanso e relaxe anterior ao momento de expulsão.
O Pedro Diogo é assim o mais recente membro da nossa família que em princípio voltará para casa já amanhã. A irmã está encantada com a chegada do mano e só pensa em poder tê-lo cá em casa a dormir no quartinho ao lado do seu.
setembro 03, 2008
Don LaFontaine (1940-2008)
Uma das vozes que mais marcou o meu imaginário adolescente quando ia ao cinema duas a três vezes por semana. Ouvir esta voz gera uma sensação mágica de universo ficcional de fantasia, imaginação e mundo de sonho. Será muito difícil conseguir um substituto à altura.
Vejam o pequeno filme abaixo, recordem e sintam um pouco dessa magia.
Vejam o pequeno filme abaixo, recordem e sintam um pouco dessa magia.
750 000 spots de televisão e 5 000 trailers
setembro 02, 2008
Jobs #14
A UE definiu recentemente uma Carta dos Investigadores Europeus à semelhança dos vários estatutos de bolseiro cientifico existentes em cada país tal como o do caso português. Esta Carta pode ser acedida na integra no site da EURAXESS. Este site funciona também como portal de emprego científico europeu com listagem de "Research Job Vacancies" e "Fellowships & Grants".
agosto 20, 2008
Jobs #13
Divisional Leader of Digital Media
School of Art & Design, University of Wolverhampton
£44,075 - £51,095 pa
The role of Divisional Leader is a key one. You will lead the fastest growing and most rapidly changing subject area in the School. This requires vision, determination and solid professional credentials. If you have a Masters degree or better in a subject related to Digital Media, an established profile of professional practice and/or research, and a track record as a highly effective academic manager, we look forward to hearing from you. People management skills are essential, as is a commitment to research and teaching excellence, quality and equal opportunities. Ref A5148
Closing date: 26 September 2008
For more information about this post and for an application pack, go to our website.
If you do not have internet access contact Personnel Services, University of Wolverhampton, MX Building, Camp Street, Wolverhampton, WV1 1AD quoting the job reference. Tel: 01902 321049 9.00am - 5.00pm Monday - Friday or e-mail: per@wlv.ac.uk
School of Art & Design, University of Wolverhampton
£44,075 - £51,095 pa
The role of Divisional Leader is a key one. You will lead the fastest growing and most rapidly changing subject area in the School. This requires vision, determination and solid professional credentials. If you have a Masters degree or better in a subject related to Digital Media, an established profile of professional practice and/or research, and a track record as a highly effective academic manager, we look forward to hearing from you. People management skills are essential, as is a commitment to research and teaching excellence, quality and equal opportunities. Ref A5148
Closing date: 26 September 2008
For more information about this post and for an application pack, go to our website.
If you do not have internet access contact Personnel Services, University of Wolverhampton, MX Building, Camp Street, Wolverhampton, WV1 1AD quoting the job reference. Tel: 01902 321049 9.00am - 5.00pm Monday - Friday or e-mail: per@wlv.ac.uk
The University of Wolverhampton values a diverse workforce and welcomes applications from all sections of the community.
agosto 14, 2008
Jobs #12
Docência nas especialidades de Realização, Montagem e/ou Guionismo.
Universidade da Covilhã, Portugal
Aceitam-se candidaturas de titulares dos graus de Doutor ou de Mestre, para o Departamento de Comunicação e Artes, na área de: Cinema (especialidades: Realização, Montagem e/ou Guionismo). Mais informação aqui.
Dead line: 22 de Agosto de 2008
Contacto: Paulo Serra (pserra@ubi.pt)
Universidade da Covilhã, Portugal
Aceitam-se candidaturas de titulares dos graus de Doutor ou de Mestre, para o Departamento de Comunicação e Artes, na área de: Cinema (especialidades: Realização, Montagem e/ou Guionismo). Mais informação aqui.
Dead line: 22 de Agosto de 2008
Contacto: Paulo Serra (pserra@ubi.pt)
julho 28, 2008
julho 27, 2008
adrenalina visual
Frontière(s) (2007) tem sido várias vezes referenciado como uma cópia de The Texas Chainsaw Massacre (1974), o qual não posso deixar de concordar no que toca ao conteúdo, de qualquer forma acredito que o filme está bastante mais próximo de Hostel (2005) enquanto obra fílmica.
Também muito acusado de uma total falta de inovação no género, de ser mais do mesmo, aqui discordo em absoluto. Sim que a narrativa se deixa pelos lugares comuns mas o filme vai muito além da narrativa. A intensidade, brutalidade, resistência, dureza, grotesco e drama são verdadeiramente chamados a estar presentes. Existe algo de intrínseco no filme que desperta a nossa atenção e se liga à nossa empatia, algo que nos transporta ao longo de uma das viagens mais intensas de sempre no cinema no que toca ao festim de tortura, dor e sangue com credibilidade técnico-visual. Um autêntica montanha-russa de sangue e adrenalina.
Enquanto história deixa algo a desejar, pelo lado cliché do horror, já do lado da narrativa Frontieres é muito bem estruturado e intenso levando a audiência num verdadeiro crescendo para além de qualquer limite expectável na progressão narrativa. Um começo que pouco ou nada promete e que se vai abrindo através de lugares comuns do horror mas que vão sedimentando toda uma base para o que lá vem.
Acima de tudo é um filme que surpreende por duas razões, é um género tipificado por uma cultura americana mas aqui transposto para a cultura europeia. Hostel também o foi, mas com a diferença que se tratava de um filme americano realizado na Europa. Aqui percebe-se que os terrores e vícios são nossos vizinhos e não provenientes de uma qualquer província americana desconhecida.
A segunda razão e a mais importante, está relacionada com a mestria da realização. Ao detalhe e em pormenor nada é deixado ao acaso e o gore e splash são apresentados com honras de primeira qualidade. Ou seja, o filme não é inovador na quantidade de sangue e loucura que projecta, mas é-o pelo nível de qualidade com que o faz pelo savoir-faire que apresenta ao dispor de um género que sempre foi considerado de nível "b" ou "z" uma espécie de porno do Thriller.
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