
abril 14, 2008
recreando Tron

abril 13, 2008
monumental
Da agência Dynamo Advertising (Helsinki) e produzido pela Grilli Films, para a companhia de caminhos de ferro VR da Finlândia, aqui fica um filme verdadeiramente monumental como hino ao ambiente.
Pollution and climate change will destroy us.
The world will end in a flood.
But why you look so good? What is your secret?
[Mumbles “Training, training” in Finnish]
Very good idea, the train...
[deve ser visto em alta qualidade(8Mb)]
Pollution and climate change will destroy us.
The world will end in a flood.
But why you look so good? What is your secret?
[Mumbles “Training, training” in Finnish]
Very good idea, the train...
[deve ser visto em alta qualidade(8Mb)]
abril 06, 2008
animando muros
Não consegui encontrar muita informação sobre a pessoa por detrás do artista BLU, contudo julgo que para já me basta conhecer e admirar o seu trabalho estética e ideologicamente. Um artista que se desenvolveu através do graffiti e evoluiu criando um estilo muito próprio, muito figurativo e generativo. Nem sempre constituido pelas mais belas visões, faz-me lembrar esteticamente o traço cartoonesco desenvolvido para The Wall (1982) de Alan Parker. Blu tem dois tipos distintos de trabalho a pintura em muros degradados dando lugar a murais que desaparecem com o tempo, e as animações realizadas através desses mesmos murais. O que mais me impressionou foi a parte da animação tecnicamente muito boa e esteticamente capaz de nos colocar a reflectir. Para se perceber melhor Blu e o que é a animação de murais, vejam o trabalho, fantoche, em baixo.
Entretanto descobri que está em execução um documentário, Megunica, pela América Latina sobre o trabalho deste artista. Podem ser vistas alguma reviews sobre os trabalhos em andamento para o documentário pela Culture and Travel e Creative Review. E já agora aproveitem para espreitar o interessante trailer do documentário.
Obrigado pela dica Vinicius.
Entretanto descobri que está em execução um documentário, Megunica, pela América Latina sobre o trabalho deste artista. Podem ser vistas alguma reviews sobre os trabalhos em andamento para o documentário pela Culture and Travel e Creative Review. E já agora aproveitem para espreitar o interessante trailer do documentário.
Obrigado pela dica Vinicius.
abril 04, 2008
pressão, competição e a Natureza Humana

"(..) Instituto Tecnológico do Massachusetts, pioneiro em campos como a robótica, a inteligência artificial ou a supercomputação que recebeu, apenas nas últimas duas décadas, dez prémios Nobel (72 em toda a sua história), dois Turing (informática) e quatro Gairdner (biomedecina), mais do que qualquer outra escola. A lista de feitos do MIT (..) é um autêntico arquivo dos avanços tecnologicos fundamentais do sécula XX, desde os primeiros robôs humanoides, aos ecrãs tacteis às proteses cibernéticas. Foi dos seus laboratórios que sairam o relógio atómico, a máscara funcional de gás, o túnel de vento, até o sistema de controlo das naves Apollo. Hoje o MIT (..) continua a atrair a élite cientifica, o que acaba por gerar uma pressão académica brutal. De facto ostentava, até há uma década, juntamente com Harvard, a maior taxa de suícidios estudantis do mundo.
O primeiro dia como aluno do MIT é inesquecivel e aterrador. Inesquecivel, porque é possivel passar por baixo de uma macieira que descende directamente da árvore que inspirou Isaac Newton. Aterrador , pois aventurar-se no Corredor Infinito é uma experiencia intimidante. Nessa passagem, suecessivas portas ostentam os nomes de prémios Nobel ou do criador de uma tecnologia que faz hoje girar o planeta. Os átrios estão repletos de anúncios de seminários, conferências, aulas nocturnas e cursos. O último avanço em medicina, a mais recente inovação astronautica, a revolução genética, o futuro da geologia: os olhos não conseguem abarcar tudo e mergulhamos de súbito, numa onda de angústia." (p.52)
It's a mistery to me
we have a greed
with which we have agreed
You think you have to want
more than you need
until you have it all you won't be free
society, you're a crazy breed
I hope you're not lonely without me
When you want more than you have
you think you need
and when you think more than you want
your thoughts begin to bleed
I think I need to find a bigger place
'cos when you have more than you think
you need more space
society, you're a crazy breed
I hope you're not lonely without me
society, crazy and deep
I hope you're not lonely without me
there's those thinking more or less less is more
but if less is more how you're keeping score?
Means for every point you make
your level drops
kinda like its starting from the top
you can't do that...
society, you're a crazy breed
I hope you're not lonely without me
society, crazy and deep
I hope you're not lonely without me
society, have mercy on me
I hope you're not angry if I disagree
society, crazy and deep
I hope you're not lonely without me
Society de Eddie Vedder, da banda sonora do filme Into the wild
abril 03, 2008
motion na música
Movimento gráfico ordenado pela própria música, é assim que Jakob Trollback prevê o futuro dos video clips.
abril 02, 2008
março 30, 2008
digital a preto-e-branco
Mais uma excelente descoberta de um novo talento do mundo de arquitectos do desenho digital. Maxim Zhestov tem apenas 22 anos e é designer em Ulyanovsk, Russia.
março 28, 2008
emoção à flor da pele
Mais um impressionante PSA criado pela Red Rabit para a Dunkelziffer e que retrata os efeitos dos traumas não tratados desenvolvidos a partir dos abusos sexuais na infância. Esteticamente as imagens impressionam e não são aconselhadas às pessoas mais sensíveis. Julgo que o fica aqui demonstrado é a evidência da arte publicitária em atacar e manipular as emoções necessárias e pretendidas pela mensagem, neste caso o nojo. Está lá tudo aquilo que nos repugna biologicamente: os brilhos do suor, os pêlos, a pele escurecida, os ruidos de fluídos associados à languidez e depois a evidência da invasão do espaço intimo.
[a partir de OSOCIO]
[a partir de OSOCIO]
XI Jornadas de Ciências da Comunicação

Alexandre Silva - Responsável pela comunicação Corporativa da Bosch
André Rabanea - Director da Torke Stunt Marketing Estratégico
Bruno Carvalho - Porto Canal
Carlos Coelho - Presidente da Ivity Brand Corp
Carlos Liz - Director geral da APEME
Carlos Rodrigues Lima - Jornalista do Expresso
Diogo Andrade - Director Criativo e de Tecnologia da Spellcaster Studios
Diogo Valente - Director Criativo da Dreamlab
Filipe Pina - Produtor de jogos da Seed Studios
Francisco Coelho - Docente do IPAM
Henrique Agostinho - Director de marcas da Sonae Sierra
Ivan Franco - Director de I&D da YDreams
José Menezes - Director de Comunicação da leYa
José Pedro Marques Pereira - Jornalista da RTP
Júlia Costa - Coordenadora de eventos da Solinca/Sonae
Luciano Ottani - Realizador da Showoff-Films
Manuel Carvalho - Director-adjunto do Público
Nelson Calvinho - Director da revista de jogos Hype!
Paulo Baldaia - Director da TSF
Pedro Almeida - Director do Mestrado Comunicação e Multimédia da Universidade de Aveiro
Subscrever:
Mensagens (Atom)