Fiquei sem palavras, na verdade algum do potencial aqui apresentado tinha já pensado nele embora não em forma de blocos. A verdade é que os blocos têm a enorme vantagem de serem facilmente adaptados a qualquer actividade ou ambiente. Simplesmente fantástico e é por isto que o Media Lab continua a ser a referência.
março 27, 2009
março 24, 2009
movimento do capuchinho
Tenho de concordar com o meu colega Luís Santos está excelente. O desenho é muito consistente, apesar de não ser nenhuma obra prima, a animação idem. Mas a capacidade expressiva assente no movimento e sugestão visual são de grande qualidade. Por outro lado a música ajuda a que tudo cole muito bem e se sinta a harmonia interna, já o facto de se tratar de uma história altamente familiar basta para apenas se sugerir e perceber o que se quer dizer.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.
março 23, 2009
o motion poster
Acima podemos ver uma resposta da indústria ao texto de Clemons onde se advoga o fim da publicidade. Um novo formato de poster, o digital possibilitou a introdução de movimento num poster que se supunha até agora estático, temos assim o chamado, "motion poster".
[baseado em posts do Publicidade Digital]
março 18, 2009
SLACTIONS 2009
Life, imagination, and work using metaverse platforms
September 24-26, 2009
The scope of Slactions
The metaverse is emerging, through the increasing use of virtual world technologies that act as platforms for end-users to create, develop, and interact, expanding the realm of human cooperation, interaction, and creativity. The conference focus is scientific research on applications and developments of these metaverse platforms: Second Life, OpenSim, Open Croquet, Activeworlds, Open Source Metaverse, Project Wonderland, and others, providing a forum for the research community to present and discuss innovative approaches, techniques, processes, and research results.
Important dates
First call deadline February 28th, 2009
Second call deadline March 31st, 2009
March 31st, 2009 Submission results provided to authors of first call papers
April 30th, 2009 Submission results provided to authors of second call papers
June 30th, 2009 Deadline for early registration
July 31st, 2009 Deadline for print-ready versions of accepted papers
September 24-26th, 2009 Conference
março 17, 2009
robôs mais humanos
Ao nivel da robótica, parece que o Uncanny Valley de Mori se começa a esbater. Repare-se na perfeição da empatia gerada pela cara do robot HRP-4C desenvolvido pelo National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST). Só ainda não percebi a questão das mãos. Da posição da coluna percebe-se porque é uma questão do balanceamento gravitacional. Muito bom.
Vejam o vídeo do robô que deverá desfilar em breve em Tóquio num desfile de moda.
março 08, 2009
construtor de mundos
Rodado num único dia e com uma pós-produção de 2 anos. Bruce Branit volta a investir numa obra, World Builder (2008), de baixos recursos capaz de ombrear tecnicamente com grandes produções. Depois do sucesso e onda de entusiasmo gerado pelo filme 405 em 2000, agora é a vez de imaginar um mundo como ponte de ligação mental. Dez minutos muito bem conseguidos e que nos fazem reflectir sobre o potencial por detrás dos modelos que vamos modelando e animando em plataformas 3d.
Todo o 3d foi criado com Lightwave, pelo meu lado, tenho andado nos últimos dias a testar o Cinema 4D, o que me deixou ainda mais propenso ao impacto do filme. Quanto ao C4D é uma ferramenta que recomendo vivamente como introdução, pela sua facilidade e velocidade de execução. Comparando com o Max, arriscar pegar numa metáfora que vi num forum, que a interface e controladores estão como de um Avião (Max) para um carro (C4D). A flexibilidade é menor, mas a facilidade e rapidez de execução compensam largamente.
Vejam então o filme de Bruce Branit, que retrata: "A strange man builds a world using holographic tools for the woman he loves."
[a partir de Publicidade Digital]
Todo o 3d foi criado com Lightwave, pelo meu lado, tenho andado nos últimos dias a testar o Cinema 4D, o que me deixou ainda mais propenso ao impacto do filme. Quanto ao C4D é uma ferramenta que recomendo vivamente como introdução, pela sua facilidade e velocidade de execução. Comparando com o Max, arriscar pegar numa metáfora que vi num forum, que a interface e controladores estão como de um Avião (Max) para um carro (C4D). A flexibilidade é menor, mas a facilidade e rapidez de execução compensam largamente.
Vejam então o filme de Bruce Branit, que retrata: "A strange man builds a world using holographic tools for the woman he loves."
[a partir de Publicidade Digital]
Jogo português para PS3
A Seed Studios que já no ano passado nos tinha oferecido Toy Shop para a Nintendo DS, apresenta-nos agora e em fase bem avançada o primeiro videojogo português desenvolvido para correr na consola Playstation 3. Desde o início de Fevereiro que a Seed disponibiliza um diário online sobre o estado de desenvolvimento e que vale a pena acompanhar de perto. Que tipo de jogo será então o primeiro videojogo nacional para a PS3? Aqui ficam alguns detalhes revelados pela própria Seed.
Under Siege is an “action strategy” game where you command aMais fascinante que tudo são os screenshots que vêm sendo revelados pelo diário do jogo, e que aqui vos deixo. Esperamos continuar a ver mais material nos próximos meses, e esperamos ansiosamente pelo Outono de 2009, altura prevista de lançamento do jogo.
small group of heroes facing a massive invading army.
* Explore swamps, forests and deserts in the single player campaign
* Competitive and cooperative multiplayer modes
* Support for user generated content through the integrated level
editor
março 03, 2009
ICIDS 2009 - Second International Conference on Interactive Digital Storytelling
The ICIDS is internationally the most important conference on interactive digital storytelling. It is the merging of the two European conferences TIDSE (“Technologies for Interactive Digital Storytelling”) and ICVS (“Virtual Storytelling – Using Virtual Reality Technologies for Storytelling”). The TIDSE had its venues and organization traditionally in Germany, and ICVS in France. ICIDS has no longer such geographic limitations, and will ocurr for the first time in Portugal.
Important Dates
June 20th, 2009 | Submission deadline |
August 20th, 2009 | Authors notification |
September 10th, 2009 | Print-ready version |
December 9-11th, 2009 | Conference |
Student volunteers* | Applications from June 2009 on |
Enjoy the teaser below, made by João Martinho, and have a look at the website for more information.
dragões e corvos no fumo
Campanha realizada para Associação de Prevenção e Educação do Tabaco do Estado do Colorado (STEPP). Muito boa ao nível do motion aplicado à câmara e aos corvos e dragões, assim como a iluminação que é uma delícia. Melhor ainda ao nível do conteúdo, é impossível ficar indiferente à mensagem. A visualização das partículas microscópicas, agentes nocivos e cancerígenos, aqui transformados em dragões e corvos, é brilhante.
[Ravens in MP4]
[Dragons in MP4]
[Ravens in MP4]
[Dragons in MP4]
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