tag:blogger.com,1999:blog-5429413.post6166450920319359831..comments2024-03-18T15:35:48.264+00:00Comments on VIRTUAL ILLUSION: For The Remainder (2011), a beleza do abstractoNelson Zagalohttp://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-53106330772591303092012-02-25T10:36:47.626+00:002012-02-25T10:36:47.626+00:00Olá
Obrigado pelo comentário. Não sei se era nest...Olá<br /><br />Obrigado pelo comentário. Não sei se era neste texto que queria comentar, de qualquer modo aqui também faz sentido, porque o trabalho que aqui vemos é fruto de um grande investimento de um aluno para chegar a este nível de qualidade. Quanto ao que me questiona, sobre como pode a Escola oferecer uma visão mais Robinsiana da educação.<br /><br />Aquilo que posso dizer baseia-se apenas na minha experiência, assimilação de estudos e teorias não apenas de Robinson, mas também de um campo que me é muito querido, o da Cognição Situada. Quero ressalvar que não fiz qualquer estudo empirico sobre o que passo a enunciar. <br /><br />O ponto principal tem que ver com a Personalização versus Massificação. Ou seja é necessário criar um modelo no qual se dê mais espaço e relevância ao tempo passado em grupo, ainda que não seja um tempo quantificado em termos de nota, mas que pode ser quantificado de outras formas. E uma delas claramente que é o trabalho prático desenvolvido.<br /><br />Uma das piores coisas no ensino tradicional passa pela rigidez dos tempos lectivos. Ainda que sejam bons para criar rotinas, necessárias ao estabelecimento de segurança e previsibilidade tanto para os alunos como docentes. Mas esses horários são anti-natura, e apenas se podem enquadrar num sentido fabril.<br /><br />Claro que devem existir horários e rotinas, mas devem ser muito mais amplos, tanto temporalmente como em termos de matérias. Permitir que se deambule entre matérias, que se experimente, liberte-se e permita-se o investimento pessoal.<br /><br />Depois claro que é necessário que o docente, não esteja afogado em burocracias, mas se possa dedicar totalmente a um grupo de alunos, possa compreender na plenitude as valias, fraquezas e desejos de cada um. É preciso que o professor seja alguém constantemente atualizado, e ainda que especializado deve ser detentor de uma enorme bagagem cultural, simultaneamente com uma grande abertura de espirito.<br /><br />Quanto à questão teórico vs. prático, julgo que tem mais que ver com a falta de abertura e abrangência da cultura docente. Ou seja tudo no mundo tem um lado téorico e um lado prático, e precisamos de explorar ambos, o ideal é sempre conseguir desenvolver atividades que obriguem a uma simultaneidade de pensamento e de acção.Nelson Zagalohttps://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-73421066249027265102012-02-25T03:28:34.370+00:002012-02-25T03:28:34.370+00:00Olá professor eu li "O Elemento" de Ken ...Olá professor eu li "O Elemento" de Ken Robinson e senti-me na obrigação de comentar. Mas é uma obrigação boa, não má.<br />Ken Robinson afirma que as escolas criam alunos padronizados de acordos com os preceitos do capital, esquecendo por assim dizer o capital da indústria criativa. Ou melhor dizendo, Ken Robinson diz que a escola inculca nos alunos a valorização exagerada de certas profissões, equecendo trabalhos inovadores, que por si só também podem despertar em nós "O Elemento".<br />Ou seja a escola inculca nos alunos preceitos errados à sua natureza, e que limitam a sua realização pessoal.<br />O que eu lhe queria perguntar, era de que forma a Universidade se enquadra nos padrões definidos de Ken Robinson, da escola que envolve os alunos, obrigando-os a meter a "mão na massa" sendo o ensino feito de um modo mais prático.<br />Ou melhor queria lhe perguntar como é que os alunos chegam ao elemento através da formação que lhes é entregue.<br />PS: Não sou um apologista de um ensino mais prático acriticamente, conheço muitos colegas de universidade que criticam o atual modelo, falando no meu caso de um ensino teórico, mas que caso o ensino fosse mais prático o criticariam na mesma.sonicgame89noreply@blogger.com