tag:blogger.com,1999:blog-5429413.post549878494880562218..comments2024-03-18T15:35:48.264+00:00Comments on VIRTUAL ILLUSION: Porque o 3D não FuncionaNelson Zagalohttp://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-25250514573922883572011-01-31T09:55:39.220+00:002011-01-31T09:55:39.220+00:00"Consequently, the editing of 3D films cannot..."Consequently, the editing of 3D films cannot be as rapid as for 2D films, because of this shifting of convergence: it takes a number of milliseconds for the brain/eye to "get" what the space of each shot is and adjust."<br /><br />Isto é genial! Fica então provado que o media perfeito para demonstrar a pontencialidade do cinema em 3D não são os Blockbusters de Verão mas sim as Comédias Românticas.<br /><br />Ummm.... Isto pede claramente planos perfeitos da Anne Hathaway em 3D para provar esta teoria.<br /><br />Talvez num futuro possamos ter o Cinema em 3D no mainstream e os Transformers & Companhia relegados para salas tipo Nimas.<br /><br />Could be a good thing!Rui Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/09140025728848194180noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-68053283425165330612011-01-30T10:18:01.056+00:002011-01-30T10:18:01.056+00:00@Leonel
"The point is that color was still n...@Leonel <br />"The point is that color was still new and glamorous enough in the 50s, 60s and 70s that a director was unlikely to choose black-and-white to make an artful statement"<br /><br />Fui ver isto em http://www.criticism.com/md/film2.html.<br /><br />Pensei que era um artigo sobre os problemas da introdução da cor, mas não tem nada a ver com isso. O artigo fala do potencial expressivo da cor, dos diferentes modos como foi usada e como foi introduzida na relação com o preto e branco.<br /><br />Mas já agora e comparando Cor e 3D. À partida parece que estamos a comparar o mesmo, mas é bem diferente, explico.<br />A cor faz parte da nossa realidade, como tal um filme a preto e branco é algo estranho à nossa realidade e por isso a evitar quando queremos falar do quotidiano.<br />No caso do 3D, o conceito ou a ideia subjacente ao mesmo, é tal como a cor mais próximo da realidade. O problema é que aquilo que temos neste momento não é nenhum 3D, mas é apenas um efeito estereoscópico. Ou seja quando estamos numa sala com um filme em 3D, não estamos mais perto da realidade. Ou seja o filme continua lá longe na parede do fundo e a restante sala na penumbra. Para isto se parecer com a tal ideia de 3D e mais próximo da realidade, era preciso que o filme se desse dentro do espaço da sala, e não em uma parede. Mas sobre isto já falei bastante e expliquei aqui no blog a questão do ESPAÇO, PERSPECTIVA, no fundo tudo isto não passa de um fake 3D. Para perceberem melhor isto vejam o post exactamente sobre isto aqui:<br /><br /><a href="http://virtual-illusion.blogspot.com/2010/10/espaco-3-d-um-nao-espaco.html" rel="nofollow">http://virtual-illusion.blogspot.com/2010/10/espaco-3-d-um-nao-espaco.html</a>Nelson Zagalohttps://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-35756648051588946482011-01-29T19:48:41.357+00:002011-01-29T19:48:41.357+00:00(continuação)
Mas indo ao coração da questão. Vi ...(continuação)<br /><br />Mas indo ao coração da questão. Vi Avatar com mais de 2 horas sem sentir qualquer cansaço, e fiquei surpreendido por isso. Mas visualmente a experiência alterou-se, e em minha opinião nessa altura pensei que para pior. Podemos dizer que estamos a aprender a controlar a tecnologia, mas não é verdade. Os princípios que estão aqui em questão existem há muito, muito tempo. Sabemos perfeitamente o que é possível fazer. <br />Digo pior porque a minha maior memória de ver Avatar é que parecia que tinham afunilado o espaço da cena. Ou seja o efeito 3D cria uma sensação de que as coisas se passam todas ao centro do ecrã, puxando constantemente os nossos olhos para esse centro deixando pouco espaço para passearmos pelo resto da imagem. Falei nisso na altura. Fiquei desiludido porque andámos a criar o efeito de alargamento da imagem, o Cinemascope, para este se aproximar mais do facto de termos os olhos na horizontal e agora estávamos a regredir. E isto está relacionado com a questão de Murch sobre o tempo que demoramos a processar a focagem e a convergência em sítios diferentes. Digam o que quiserem, o efeito separado pode não fazer-nos qualquer mal, mas não quer dizer que o nosso cérebro não demore mais a processar o que está a ver e isso não crie diferenças no modo como vemos uma imagem 3D e uma 2D.<br /><br />Mas depois vem a grande questão, é que não vi em Avatar, apesar de ser etiquetado como filme que melhor uso do 3d fez até agora, de que modo o filme ganha com "a sensação 3d". Vi o filme no cinema em 3D e depois vi em casa em Blu-ray e fiquei pasmo. Sabem porquê? Porque não vi absolutamente diferença nenhuma. É isso, nem pior nem melhor. Não vi o afunilamento que vi no cinema, mas isso não melhorou a minha experiência do filme em 2D. O que vi foi tal e qual o que me recordava.<br /><br />Deste modo sinto-me com todo o direito de reclamar, e de dizer que quero ter opção. Queria ter visto Toy Story 3 no cinema em 2D e não me deram a opção. Fui "obrigado" a ver em 3D. Mais uma vez, quando visto em casa em Blu-ray e os miúdos já o viram por aqui mais de 20 vezes, não vejo absolutamente nada que lhe falte daquilo que vi na sala. <br /><br />Ou seja e para fechar que isto vai longuíssimo, estou de acordo com a exploração das tecnologias 3D, sempre estive, temos usado isso desde há muitos anos nas nossas experiências de Realidade Virtual. Mas uma coisa é em usar aquilo para pequenos projectos com projecções que procuram explorar a percepção do utilizador em ambientes de laboratório com tudo muito controlado. Outra coisa é usar isto em ambientes de massas e para apenas contar uma história do mesmo modo que o cinema sempre tem efeito, ou seja servindo a tecnologia apenas de mero adereço, não tendo qualquer propósito.Nelson Zagalohttps://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-68823259266500665372011-01-29T19:48:12.762+00:002011-01-29T19:48:12.762+00:00Leonel essa história que contas do 3D é o que a in...Leonel essa história que contas do 3D é o que a industria quer que o pessoal pense que aconteceu. Mas a verdade é bem diferente.<br /><br />O que temos agora é o que sempre tivemos, imagem estereoscópica. Ou seja uma mesma imagem com diferentes ângulos para cada olho para poder criar o tal efeito de convergência em diferentes pontos de distância.<br /><br />A forma como se consegue fazer isto tem variado mas não assim tanto. A técnica mais conhecida usava a projecção de imagens sem vermelhos ou sem azuis, os óculos de cores faziam o resto. Era bom porque era o mais fácil de fabricar tecnicamente. Mas mau porque distorcia as cores da imagem<br /><br />Mas a técnica de que se fala agora a os filtros de polarização da luz já foram inventados nos anos 30 por um dos criadores do sistema de fotografia Polaroid. O problema é que era um sistema mais caro ao nivel da projecção, o que não quer dizer que não tenha sido bastante utilizada, nomeadamente em salas de qualidade nos EUA.<br /><br />Ainda assim tens alguma razão na novidade, é que a polarização que temos agora deixou de ser feita em ondas Verticais Vs. Horizontais.<br />A Real3D criou uma forma de projectar em ondas circulares, de um lado roda para os ponteiros do relógio, do outro roda em inverso. Isso ajudou a suavizar muitos dos problemas do 3d.<br /><br />Ainda assim os problemas não desapareceram por completo. No meu caso particular não me queixo de dores ou mal estar, mas conheço muito boa gente que se queixa. Para além dos problemas de mal-estar reportados, em princípio por uma minoria, temos a questão dos óculos. Queiramos ou não são um terrível incomodo para dois públicos específicos: crianças e quem já usa óculos. As crianças ficam impacientes com os óculos e passam por vezes bons bocados sem os mesmo postos, o que digamos para uma experiência que custa bem caro não é lá muito proveitoso. São várias as pessoas que conheço que deixaram de ir ao cinema com os filhos pequenos ver as animações que só passam em 3D.<br /><br />(continua)Nelson Zagalohttps://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-73522911063703918212011-01-29T16:53:08.306+00:002011-01-29T16:53:08.306+00:00Só uma nota: a o 3D não anda por aí há 50 anos. Ho...Só uma nota: a o 3D não anda por aí há 50 anos. Houve umas experiências antigas com filtros de cor, que funcionavam muito mal (dependiam de muitas variáveis técnicas) e estragavam bastante... logicamente, desapareceu o 3D. Regressou há 1 ou 2 anos, com uma tecnologia que funciona.<br><br />O único problema que tenho com a maior parte da crítica do 3D actual é que está sobrecarregada de "wishful thinking": não me parece isenta, parece-me que um desejo oculto do fracasso do 3D a perpassa, e as falácias técnicas, factuais e lógicas que se encontram nas críticas demonstram-no. Como o facto de no final desses links se dizer que há um filme 3D onde o efeito vale a pena. Uhm.....?<br /><br />Já agora, googla isto: "The point is that color was still new and glamorous enough in the 50s, 60s and 70s that a director was unlikely to choose black-and-white to make an artful statement".Leonel Morgadohttps://www.blogger.com/profile/12912070907384594587noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-78582606838390102802011-01-29T13:31:21.701+00:002011-01-29T13:31:21.701+00:00Vou ver estes links então.
Já agora é interessante...Vou ver estes links então.<br />Já agora é interessante saber que quem quiser ver um filme 3D em 2D basta agarrar em 2 pares de óculos, recortar a lente esq de um e colocar no lado dto do outro.<br />Voilá :)Pinahttp://www.seed-studios.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-82420332834038263582011-01-28T23:21:54.681+00:002011-01-28T23:21:54.681+00:00E antes que perguntem aonde fui buscar a ideia do ...E antes que perguntem aonde fui buscar a ideia do declínio fica aqui o link para o gráfico: http://www.thewrap.com/movies/column-post/rise-and-fall-3d-19407<br /><br />Mas se quiserem uma análise de ambos os lados das barricadas, em extensão e profundidade, leiam os ensaios da Kristin Thompson aqui<br /><br />Has 3D Already Failed? The sequel, part one: RealDlighted<br />http://www.davidbordwell.net/blog/?p=11909<br /><br />Has 3D already failed? The sequel, part 2: RealDsgusted<br />http://www.davidbordwell.net/blog/?p=11929Nelson Zagalohttps://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-66233436543973577522011-01-28T23:02:57.838+00:002011-01-28T23:02:57.838+00:00@ Leonel a diferença entre o 3D e todas essas outr...@ Leonel a diferença entre o 3D e todas essas outras tecnologias é que não andaram 50 anos a tentar impor-se. <br /><br />Mas é esperar para ver. Todas as tabelas mostram o declínio do número de entradas nos filmes 3D. A industria continua a assobiar para o lado dizendo que o box-office subiu este ano, só não diz que subiu em valor e não em nº de entradas. É que um bilhete 3D custa mais 20% a 30%.<br /><br />@Pina<br />Sim claro, desde que o Murch mandou a carta ao Ebert não têm parado de surgir contestação à teorização. <br />Ver mais aqui: http://www.slate.com/id/2282376/<br /><br />A verdade é que ficam-se por isso pelo rebater das ideias, não apresentando qualquer explicação dos problemas que decorrem do 3D. Então afinal eles vêem de onde, do espaço?<br /><br /><br />Aqui fica o post do João Lopes<br />http://sound--vision.blogspot.com/2011/01/walter-murch-porque-o-3d-nao-funciona.htmlNelson Zagalohttps://www.blogger.com/profile/13107799601113612022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-89426170147897527642011-01-28T14:00:29.489+00:002011-01-28T14:00:29.489+00:00Resposta a esse senhor:
http://cineform.blogspot....Resposta a esse senhor:<br /><br />http://cineform.blogspot.com/2011/01/another-overstatement-that-3d-wont-work.htmlPinahttp://www.seed-studios.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-40275181103735476762011-01-28T07:33:59.544+00:002011-01-28T07:33:59.544+00:00Já agora:
http://www.huffingtonpost.com/NewsGlide/...Já agora:<br /><a href="http://www.huffingtonpost.com/NewsGlide/#&news_815062_ipad-birthday-negative-review-roundup&s231252" rel="nofollow">http://www.huffingtonpost.com/NewsGlide/#&news_815062_ipad-birthday-negative-review-roundup&s231252</a>Leonel Morgadohttps://www.blogger.com/profile/12912070907384594587noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5429413.post-9350695733272902632011-01-28T07:21:04.331+00:002011-01-28T07:21:04.331+00:00[irony]Os CD não prestam, porque o som não é tão q...[irony]Os CD não prestam, porque o som não é tão quente, não é tão envolvente. O MP3 nunca será popular porque tem muito pior qualidade do que os CD.[/irony].<br /><br />Ah, ou... "as K7 e os não afectarão as salas, porque as pessoas preferem ver cinema no cinema"... Pois. Não escavacam as salas todas, mas escavaram muitas.<br /><br />Argumentos válidos, mas desconfio que sofrem de um problema: têm de ignorar que:<br />- milhões de pessoas têm ido ver, mais que uma vez, filmes 3D de horas, não de minutos, sem sofrimentos desmesurados;<br />-é muito fácil para a maior parte das pessoas coçar a barriga com uma mão e dar palmadinhas na cabeça com a outra ao mesmo tempo.Leonel Morgadohttps://www.blogger.com/profile/12912070907384594587noreply@blogger.com