segunda-feira, março 30, 2009

Autonomous Agents Research Award

Manuela Veloso acaba de ganhar o prémio “Autonomous Agents Research Award”, de 2009, da ACM, mais concretamente do SIG em Artificial Intelligence (ACM/SIGART).
"The selection committee for the ACM/SIGART Autonomous Agents Research Award is pleased to announce that Prof. Manuela M. Veloso of Carnegie Mellon University is the recipient of the 2009 award. Prof. Veloso has made significant and sustained contributions to Autonomous Agents and Multiagent Systems in the areas of planning and control learning in multi-agent systems. Prof. Veloso's research is particularly noteworthy for its focus on the effective construction of teams of robot agents where cognition, perception, and action are seamlessly integrated to address planning, execution, and learning tasks. She has made significant contributions to agents in uncertain and dynamic environments, including distributed robot localization and world modeling, strategy selection in multiagent systems in the presence of adversaries, planning by analogical reuse, and more recently, robot learning from demonstration. Her research contributions have also been realized concretely in the form of teams of robot soccer playing agents that have won several international championships at the annual RoboCup robot soccer competitions. Her impact and visibility has been consistently high over the past two decades for her technical contributions, for her impressive robot teams, and for her leadership within the research community."
A professora portuguesa recebeu o grau de doutoramento, pela Universidade de Carnegie Mellon, em 1992. É bacharel em Engenharia Electrotécnica e possui o mestrado em Engenharia Electrotécnica e Informática, pelo Instituto Superior Técnico.

[a partir de CiênciaHoje, CMU, SIGART]

domingo, março 29, 2009

Arte em Manchester

Durante a curta visita para dar aulas a Manchester aproveitei para ver a exibição de "Ten Drawings by Leonardo da Vinci from the Royal Collection" na Manchester Art Gallery. Não que as minhas expectativas fossem muito elevadas, mas como é natural qualquer coisa em que génios como Leonardo tenham tocado despertam sempre a atenção. Ainda para mais no caso desta exposição específica, podemos ganhar um mais aprofundado conhecimento da obra no site da Royal Collection do que vendo os desenhos ao vivo. Isto porque estes não podem ser expostos a muita luz e como tal a legibilidade não era das melhores. Destaco aqui apenas um dos desenhos, aliás o único que me despertou verdadeiro interesse dos 10. Aliás são 12, mas são apresentados como 10, porque dois deles estão desenhados nas costas de outros dois.

A skull sectioned, Leonardo da Vinci, Itália, 1489

O que Leonardo tentou fazer neste desenho foi localizar no cérebro o ponto nevrálgico do chamado "senso comune". O chamado ponto de interface entre a mente e o mundo. Para poderem ver o trabalho em detalhe aconselho vivamente uma visita ao site da Royal Collection que fez um excelente trabalho na sua reprodução digital e na interface de acesso.

Para além desta exibição gostei de ver alguns trabalhos das galerias permanentes, nomeadamente europeus do século XVII e XVIII. Ao contrário do que acontece com os desenhos do Leonardo, alguns dos trabalhos que mais gostei não me atrevo a colocar aqui a sua imagem porque as reproduções são muito fracas, nomeadamente as pinturas de grande detalhe e de grande diversidade de cor como Work, de Ford Madox Brown, Inglaterra, 1852 ou The Chariot Race, de Alexander von Wagner, Alemanha, 1882.

Sir Thomas Aston at the Deathbed of his Wife painting, John Souch, Inglaterra, 1635

Autumn Leaves, Sir John Everett Millais, Escócia, 1856

Sappho, Charles-August Mengin, France, 1877

sábado, março 28, 2009

para reflectir

Campanha Holandesa da empresa funerária Monuta.










[NO COMMENTS]

animatório e LeoBurnett Lisbon

Aqui está mais uma criativa do Brasil, Animatório, a dar cartas no mercado internacional do motion graphics. Mais uma vez Portugal a recorrer a enorme potencial criativo brasileiro para produzir uma campanha de impacto internacional. A Animatório é uma novidade para mim, mas a colaboração com a Lobo, neste caso para o trabalho áudio, começa a entrar na normalidade da produção audiovisual portuguesa. Neste caso a LeoBurnett Lisbon que criou a nova campanha para a Amnistia Internacional.

Do ponto de vista do trabalho realizado, tanto técnico como criativo é de grande qualidade. Contudo deve ser visto em HD. É delicioso ver os rasgos de história serem desvelados a preto&branco e em profundidade. Aconselha-se vivamente o estudo pormenorizado das técnicas de animação aqui utilizadas e do modo como são encadeados os temas fazendo uso da perspectiva. Do lado criativo o clímax surge como um estrondo ensurdecedor da nossa conduta a nível global.

sexta-feira, março 27, 2009

siftables, um nome a recordar

Fiquei sem palavras, na verdade algum do potencial aqui apresentado tinha já pensado nele embora não em forma de blocos. A verdade é que os blocos têm a enorme vantagem de serem facilmente adaptados a qualquer actividade ou ambiente. Simplesmente fantástico e é por isto que o Media Lab continua a ser a referência.

terça-feira, março 24, 2009

movimento do capuchinho

Tenho de concordar com o meu colega Luís Santos está excelente. O desenho é muito consistente, apesar de não ser nenhuma obra prima, a animação idem. Mas a capacidade expressiva assente no movimento e sugestão visual são de grande qualidade. Por outro lado a música ajuda a que tudo cole muito bem e se sinta a harmonia interna, já o facto de se tratar de uma história altamente familiar basta para apenas se sugerir e perceber o que se quer dizer.
Engraçado que para o Luís isto é uma infografia e percebo que assim se possa definir, já para mim é um objecto de movimento gráfico (motion graphics). Acima de tudo porque não existe pretensão em comunicar o que quer que seja com a informação gráfica adicional mas apenas gerar significância e redundância num sentido meramente estético e nada informativo.

segunda-feira, março 23, 2009

o motion poster

Clique na imagem para ver o motion poster em formato audiovisual.

Acima podemos ver uma resposta da indústria ao texto de Clemons onde se advoga o fim da publicidade. Um novo formato de poster, o digital possibilitou a introdução de movimento num poster que se supunha até agora estático, temos assim o chamado, "motion poster".

[baseado em posts do Publicidade Digital]

quarta-feira, março 18, 2009

SLACTIONS 2009

Research conference in the Second Life® world
Life, imagination, and work using metaverse platforms
September 24-26, 2009

The scope of Slactions

The metaverse is emerging, through the increasing use of virtual world technologies that act as platforms for end-users to create, develop, and interact, expanding the realm of human cooperation, interaction, and creativity. The conference focus is scientific research on applications and developments of these metaverse platforms: Second Life, OpenSim, Open Croquet, Activeworlds, Open Source Metaverse, Project Wonderland, and others, providing a forum for the research community to present and discuss innovative approaches, techniques, processes, and research results.


Important dates

First call deadline February 28th, 2009
Second call deadline March 31st, 2009
March 31st, 2009 Submission results provided to authors of first call papers

April 30th, 2009 Submission results provided to authors of second call papers
June 30th, 2009 Deadline for early registration
July 31st, 2009 Deadline for print-ready versions of accepted papers

September 24-26th, 2009 Conference

terça-feira, março 17, 2009

robôs mais humanos


Ao nivel da robótica, parece que o Uncanny Valley de Mori se começa a esbater. Repare-se na perfeição da empatia gerada pela cara do robot HRP-4C desenvolvido pelo National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST). Só ainda não percebi a questão das mãos. Da posição da coluna percebe-se porque é uma questão do balanceamento gravitacional. Muito bom.

Vejam o vídeo do robô que deverá desfilar em breve em Tóquio num desfile de moda.

domingo, março 08, 2009

construtor de mundos

Rodado num único dia e com uma pós-produção de 2 anos. Bruce Branit volta a investir numa obra, World Builder (2008), de baixos recursos capaz de ombrear tecnicamente com grandes produções. Depois do sucesso e onda de entusiasmo gerado pelo filme 405 em 2000, agora é a vez de imaginar um mundo como ponte de ligação mental. Dez minutos muito bem conseguidos e que nos fazem reflectir sobre o potencial por detrás dos modelos que vamos modelando e animando em plataformas 3d.

Todo o 3d foi criado com Lightwave, pelo meu lado, tenho andado nos últimos dias a testar o Cinema 4D, o que me deixou ainda mais propenso ao impacto do filme. Quanto ao C4D é uma ferramenta que recomendo vivamente como introdução, pela sua facilidade e velocidade de execução. Comparando com o Max, arriscar pegar numa metáfora que vi num forum, que a interface e controladores estão como de um Avião (Max) para um carro (C4D). A flexibilidade é menor, mas a facilidade e rapidez de execução compensam largamente.

Vejam então o filme de Bruce Branit, que retrata: "A strange man builds a world using holographic tools for the woman he loves."



[a partir de Publicidade Digital]

Jogo português para PS3

A Seed Studios que já no ano passado nos tinha oferecido Toy Shop para a Nintendo DS, apresenta-nos agora e em fase bem avançada o primeiro videojogo português desenvolvido para correr na consola Playstation 3. Desde o início de Fevereiro que a Seed disponibiliza um diário online sobre o estado de desenvolvimento e que vale a pena acompanhar de perto. Que tipo de jogo será então o primeiro videojogo nacional para a PS3? Aqui ficam alguns detalhes revelados pela própria Seed.
Under Siege is an “action strategy” game where you command a
small group of heroes facing a massive invading army.

* Explore swamps, forests and deserts in the single player campaign
* Competitive and cooperative multiplayer modes
* Support for user generated content through the integrated level
editor
Mais fascinante que tudo são os screenshots que vêm sendo revelados pelo diário do jogo, e que aqui vos deixo. Esperamos continuar a ver mais material nos próximos meses, e esperamos ansiosamente pelo Outono de 2009, altura prevista de lançamento do jogo.

terça-feira, março 03, 2009

ICIDS 2009 - Second International Conference on Interactive Digital Storytelling

09 - 11 December 2009, Guimarães, Portugal

The ICIDS is internationally the most important conference on interactive digital storytelling. It is the merging of the two European conferences TIDSE (“Technologies for Interactive Digital Storytelling”) and ICVS (“Virtual Storytelling – Using Virtual Reality Technologies for Storytelling”). The TIDSE had its venues and organization traditionally in Germany, and ICVS in France. ICIDS has no longer such geographic limitations, and will ocurr for the first time in Portugal.

Important Dates

June 20th, 2009
Submission deadline
August 20th, 2009 Authors notification
September 10th, 2009 Print-ready version
December 9-11th, 2009 Conference
Student volunteers*Applications from June 2009 on


Enjoy the teaser below, made by João Martinho, and have a look at the website for more information.

dragões e corvos no fumo

Campanha realizada para Associação de Prevenção e Educação do Tabaco do Estado do Colorado (STEPP). Muito boa ao nível do motion aplicado à câmara e aos corvos e dragões, assim como a iluminação que é uma delícia. Melhor ainda ao nível do conteúdo, é impossível ficar indiferente à mensagem. A visualização das partículas microscópicas, agentes nocivos e cancerígenos, aqui transformados em dragões e corvos, é brilhante.





[Ravens in MP4]
[Dragons in MP4]

segunda-feira, março 02, 2009

curtas e a técnica

Acabo de descobrir a curta metragem de Alex Lora, (en)terrados (2008), e fiquei impressionado com a qualidade técnica. Digna de qualquer grande produção francesa, espanhola ou até americana. Inicialmente ainda pensei que se tratasse de película, mas afinal é HD com adaptador de objectiva. A montagem, enquadramento, iluminação, direcção de actores, cenários são muito bons para uma curta. O que me pareceu mais fraco foi mesmo o argumento, não a ideia, mas a sua adaptação e encenação, não me convenceu por completo.
Alex Lora está a fazer o seu Doutoramento em Comunicação sobre o trabalho de um dos mais inspirados realizadores espanhóis, Julio Medem, intitulado "La construcción de la autoría en el cine de Julio Medem".

"The year is 2010. There's no chance to find a flat on the entire town. Three characters will try to find an alternative place to rest."



(en)terrados, Alex Lora, 2008

domingo, março 01, 2009

o melhor do FLASH

Os 20 melhores trabalhos de sempre realizados na plataforma Flash pela revista .net. Fiquei nostálgico ao rever Eye4U, aqui na lista em 8º lugar. É sem dúvida um clássico, e ver isto em 98 na web, através de um modem 56Kb, foi um impacto tremendo, uma sensação de maravilhamento (já passaram 10 anos, impressionante). Eye4U foi o reconhecimento do poder dinâmico do flash da possibilidade de fazer uso de todo o browser sem preocupação com a resolução do ecrã, do uso de música com sentido visual e qualidade superior ao mero midi, muito em voga no html. Foi com este exemplo que o Flash se consagrou por completo e se afirmou como uma necessidade na criação diâmica para a web.
"When the first version of Flash was launched in 1996, little did we know how it would revolutionise website design over the ensuing decade. The FWA’s Rob Ford counts down the Top 20 Flash sites of all time."
20: Nike Air (2006)
Claim to fame: Pioneering user-generated motion effects.

19: Mono*crafts (1999)
Claim to fame: The experimental master inspired a community.

18: Saab Animal Vision(2005)
Claim to fame: The combination of video and atmosphere made for a winning campaign.

17: NRG.be(1998)
Claim to fame: One of the first examples of shape tweening, this laid strong foundations for the web we know today.

16: Comcastic!(2005)
Claim to fame: Using a mobile phone to play with a puppet.

15: PDK(2004)
Claim to fame: Animation allows corporate to be cool.

14: Philips Bodygroom (2006)
Claim to fame: Site of the year... for your genitals?

13: Red Universe (2007)
Claim to fame: A live chat community with a twist.

12: tokyoplastic (2003)
Claim to fame: Proving that personality wins through.

11: Leo Burnett Canada (2005)
Claim to fame: One of the best agency sites of all time.

10: Audi R8 (2006)
Claim to fame: High quality 3D video with incredible results.

9: Neostream (2002)
Claim to fame: Using a mascot to full potential.

8: EYE4U (1998)
Claim to fame: A classic example of what Flash used to be.

7: Who’s We Studios (2002)
Claim to fame: The power of attitude and humour.

6: Full Throttle (1999)
Claim to fame: Still standing the test of time.

5: Get The Glass! (2007)
Claim to fame: Taking production levels to new heights.

4: Advanced Studios v3 “Expansions”(2001)
Claim to fame: The most copied website ever.

3: Gabocorp (1996)
Claim to fame: This is where it all started.

2: Road Runner (2003)
Claim to fame: Proving how Flash can handle content.

1: Vodafone Future Vision (2003)
Claim to fame: The best Flash site ever!