segunda-feira, abril 08, 2013

design de interacção melancólica

…But That Was [Yesterday] (2010) de Michael Molinari é um pequeno artefacto que usa lógicas de jogo para nos levar a interagir com uma narrativa que nos fala de eventos trágicos do passado. A arte é excepcional, com um trabalho de cor belíssimo, podemos sentir de perto muito do que nos vai sendo relatado. Numa primeira abordagem ficamos com a ideia de que o gameplay seria desnecessário, mas analisada a simbologia das nossas ações na relação com os eventos, percebemos que existem mensagens em cada uma dessas interações.




O design de interacção da acção principal é um dos elementos mais bem conseguidos no jogo. Através da interacção necessária à progressão no jogo, acabamos por intuitivamente perceber que poderemos apenas continuar o nosso jogo, ou seja a nossa vida, se virarmos a cara e esquecermos as tragédias do passado. Enquanto nos fixarmos nestas, o mundo à nossa volta ficará escuro e difuso, impedindo-nos de prosseguir. Para além desta, cada um dos três personagens que encontramos ensina-nos uma lição, (acção de jogo) que passamos a poder utilizar ao longo da vida (do jogo) subsequente. As interacções, após a relação com os personagens, ganham uma dimensão que se torna inevitável colar a cada um destes, recordando que estes se mantém presentes juntos de nós, mesmo já não estando lá.

É um pequeno artefacto interactivo, apenas 10 minutos, mas dependendo da vossa sensibilidade acreditem que irão sentir a sua mensagem muito para além da duração do jogo. Vale pela beleza da arte, pela adorável mensagem simples e pessoal mas tão universal que se desvela a cada uma das nossas interacções. …But That Was [Yesterday] ganhou o 9th Casual Gameplay Design Competition do JayisGames em 2010.

O jogo é gratuito e podem jogar online.
Enviar um comentário