quarta-feira, abril 10, 2013

Bitcoin explicado em 3 minutos

Duncan Elms é um designer gráfico australiano especializado em motion e resolveu criar um filme para explicar a natureza da nova moeda digital, o Bitcoin. O filme é muito curto, visualmente muito conseguido, capaz de explicar em poucos minutos do que se trata. Não é tomado qualquer posicionamento, apenas se explica o que é, como surgiu, como funciona, e avança com alguns dos seus efeitos.




Em termos gráficos temos um trabalho de infografia dinâmica capaz de assegurar uma boa exemplificação do que se vai dizendo, mas incapaz de ser autónomo da narração. O assunto é complexo, e mesmo com a narração aconselho rever uma segunda vez para se conseguir captar algumas nuances. De qualquer modo o filme deve ser visto apenas como um pequeno cartão de entrada no mundo do Bitcoin. Para se compreender o assunto aconselha-se a leitura de muita da informação online, pró e contra, já que podemos encontrar discursos falando sobre o seu impacto revolucionário a discursos que assemelham o Bitcoin a um mero sistema Ponzi. Fica do vosso lado serem capazes de triar a informação. Alguns sugerem o Bitcoin como o último porto seguro, outros falam em mais uma bolha especulativa. Deixo uma análise rápida de Krugman.
"[bitcoin] has fluctuated sharply, but overall it has soared. So buying into [bitcoin] has, at least so far, been a good investment. But does that make the experiment a success? Um, no. What we want from a monetary system isn’t to make people holding money rich; we want it to facilitate transactions and make the economy as a whole rich. And that’s not at all what is happening in [bitcoin]." Paul Krugman, 7.9.2011 [fonte]
Bitcoin Explained (2013) de Duncan Elms
Enviar um comentário