fevereiro 11, 2013

desenvolvimento de "Hundreds" (2013)

Hundreds (2013) é mais um sucesso no iOS a surgir a partir do mundo dos jogos Flash. A primeira versão Flash, que podem jogar no Newgrounds, foi criada por Greg Wohlwend um artista com parcos conhecimentos de programação, e está muito longe daquilo em que se viria a tornar depois de ser redesenhado juntamente com Adam Staltsman, criador de Canabalt (2009).


Hundreds (Site Oficial e App Store) apresenta um conceito simples, envolvido por um design gráfico ainda mais simples, tornando-se num jogo de grande qualidade minimal pela elevada consistência de jogo e enorme coerência gráfica. O visual limpo e esvaziado está em total consonância com as acções que o jogador tem de realizar e que se pautam por simples e rápidos toques que por sua vez são intervalados por tempos de reflexão que minoram o stress de cada toque. Basicamente o jogo consiste em tocar sobre círculos para os aumentar, evitando contudo que estes possam tocar outros círculos enquanto estão a  aumentar.



Entretanto encontrei alguma informação muito interessante sobre todo o processo de desenvolvimento do jogo depois de terem decidido desenvolver o jogo para iPad. Nomeadamente gráficos que detalham o desenvolvimento de cada elemento. É muito interessante poder ver este caderno de folhas e folhas de gráficos e símbolos com ideias e mais ideias, porque nos permite ter uma noção do processo de desenvolvimento do game design, que se faz por tentativa e erro, mas também por expansão e retracção de ideias, sempre em busca dos elementos essenciais de jogo, como acaba por nos explicar Staltsman.




Slides do Venus Patrol fotografados numa apresentação realizada por Adam Saltsman e Greg Wohlwend no Austin Independent Game Collective, JUEGOS RANCHEROS, 3.11.2012
"The goal was to build a game that kind of fully explored the idea of circles bouncing and growing in a confined space. In retrospect though I think we really started going in the wrong direction after a few months, and it took a few more months to realize my mistakes and kind of get steered back on track, and really find the sort of core or heart of the extensions we were making to the design." [Adam Staltsman na Polygon]
Entretanto o design de Staltsman ia sendo trabalhado do ponto de vista gráfico por Wohlwend,




Slides do Venus Patrol fotografados numa apresentação realizada por Adam Saltsman e Greg Wohlwend no Austin Independent Game Collective, JUEGOS RANCHEROS, 3.11.2012

Hundreds possui ainda uma pequena narrativa encriptada em pequenas frases que vão surgindo entre cada nível, mas sobre a qual os autores preferem não falar, preferindo aguardar que os jogadores a consigam decifrar trocando ideias entre si. Do meu lado ainda não cheguei lá, mas também ainda não joguei todos os níveis.

Trailer de Hundreds (2013) 

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