quarta-feira, outubro 03, 2012

Lego, um exemplo inspirador

A Lego é o terceiro maior produtor mundial de brinquedos, está representada em mais de 130 países e possui cerca de 10 000 empregados. Comemora em 2012 os seus 80 anos e para os celebrar criaram uma animação 3D, de 17 minutos, que nos conta The Story of Lego. No filme podemos ver como surgiram os primeiros brinquedos, perceber a ideia de "sistema", e descobrir que a palavra LEGO vem de duas palavras dinamarquesas "leg" e "godt" que querem dizer "brinca bem". O filme inspira motivação e vontade.


Apesar de nem o 3d nem a animação serem brilhantes, o que mais gostei no filme foi sem dúvida a história, compreender a importância da persistênica, a capacidade para reagir à adversidade, e quando somos derrubados nos devemos levantar e continuar a lutar. Para além de tudo isto a atenção ao detalhe que ainda hoje podemos ver nos materiais da marca. Os seus brinquedos são mais caros que a concorrência, mas é verdade que em qualidade continuam a não ter rival.


A LEGO é uma história de sucesso, porque tem sabido adaptar-se à evolução da sociedade e das suas necessidades. Isso pode ver-se no filme, mas o mais importante de tudo é a sua capacidade para funcionar em modo transmedia, desde a TV, Cinema, Revistas, Internet, Videojogos, Apps e claro até aos seus parque temáticos. Não sendo uma produtora de histórias de raiz, a LEGO consegue ombrear com a Disney em termos de imaginário de crianças.

Enviar um comentário