setembro 08, 2012

Super Hexagon (2012)

Terry Cavanagh conseguiu mais uma vez. Criou um pequeno indie que se tornou num clássico instantâneo. Depois dos excelentes Don’t Look Back (2009), VVVVVV (2010), At a Distance (2011) e em Dezembro ter lançado o dramático Oíche Mhaith (2011), chegou agora a vez de Super Hexagon (2012) que a Edge considera já a sua obra-prima. Mas desta vez não é Flash, nem PC, este é o seu primeiro jogo no iOS, e por apenas 79c.


Super Hexagon é mais do que um jogo, é uma experiência cognitiva profunda. O jogo só tem os modos - Hard, Harder e Hardest - e é real, muito difícil, não me lembro em toda a minha vida de jogador ter ouvido tantas vezes seguidas Game Over, provavelmente mais de 200 vezes em menos de 30 minutos, tendo em conta que cada jogada demora entre 2 a 10 segundos. Por outro lado não é um mero jogo de força dura, está desenhado com um sistema de progressão que incita verdadeiramente o jogador a continuar, nomeadamente porque a cada 10s consegue-se estar mais perto de completar o hexagono (ponto, linha, triângulo, quadrado, pentágono e hexágono).


Tudo porque o jogo nos entra pelo cérebro adentro, as nossas sinapses entram em alta rotação, o nosso sistema visual só vê linhas e hexágonos a fecharem-se, sentimos a progressão, perdemos, sofremos, mas recomeçamos, sentimos progressão, o recomeçar torna-se automático e vamos sentido que vamos entrando naquela experiência, naquela matriz visual e que a musicalidade de fundo nos empurra, e como Cavanagh nos diz,
The only ‘devious’ pleasure I got from this game is the same one I hope everyone who plays it feels; the feeling of satisfaction when things start to click, when the timing and the wave progressions start to feel right, when you get into it and the game becomes second nature. [link]

Por várias vezes enquanto jogava só me conseguia sentir como um rato fechado num labirinto e em busca da saída mais próxima, ao ponto de começar a sentir que o meu cérebro se derretia. Super Hexagon é mais do que um jogo, é uma experiência, uma total transformação da nossa percepção enquanto ali dentro "aprisionados".

O meu recorde está nos 15:05 segundos.

Actualização em 10 Setembro 2012
Super Hexagon foi desenvolvido em Flash/Stage3D e compilado para iOS com Adobe AIR 3.3.

Sem comentários:

Enviar um comentário