sexta-feira, junho 15, 2012

"Indie Game: The Movie" é simplesmente inspirador

Indie Game: The Movie (2012) é o filme que qualquer criador de videojogos vai querer ver, e é obrigatório para todos aqueles que desejam criar videojogos. O filme mostra não só o que está em causa na criação de um videojogo, mas acima de tudo, plasma na perfeição todo o espírito Indie.

Tommy: "It's not a game I made for the people. I make it for myself."
Edmund: "I make games to express myself."
Phil: "It's me. It's my ego, my perception of myself"
Mas a verdade é que isto acontece no momento da criação, no auge da expressão do Eu. Quando se liberta a obra no mundo, o desejo é igual para qualquer artista. Que os outros o percebam, o compreendam, e gostem dele. Como é dito no filme, "é como lançar um filho no mundo".




Isto quer dizer que um artista pretende expressar o seu interior, tudo o que lhe vai na alma, e quer fazê-lo racionalmente, mas como as suas emoções ditam, não como as lógicas de mercado pedem, aqui tudo é emoção e razão em sintonia. Mas isto não quer dizer que não queira saber sobre aquilo que os outros pensam, porque todos queremos. Só que queremos fazer algo de tão puro, de tão único, e ainda assim esperar que os outros nos entendam e nos sigam.




Este filme põe uma pedra final na discussão sobre os videojogos serem, ou não, uma arte. Para quem ainda tiver dúvidas, veja o documentário e perceba o que está por detrás do design de um videojogo, e porque é que estes são uma arte.




O momento no fim do filme em que Edmund nos fala daquilo que mais lhe diz a audiência, em que ele imagina um miúdo que esteve há espera, como ele estaria, para ver sair o jogo e poder jogá-lo. E imagina o momento em que a criança se dá conta que o jogo foi feito por apenas duas pessoas, o Edmund e o Tommy, e o miúdo simplesmente pensa que pode vir a ser como eles, e também criar o seu próprio jogo, que está ao seu alcance. Isto é o ponto mais alto do movimento indie. Um verdadeiro hino ao espírito criativo.


Façam um favor a vós mesmos e comprem o filme - Direct Download, Steam, iTunes - e vejam, e revejam, vale todos os segundos.

Trailer Indie Game: The Movie (2012)
Enviar um comentário