dezembro 05, 2010

da animação em Papel

Train of Thought (2010) de Leo Bridle & Ben Thomas já foi exibido por cá, na Monstra 2010 aonde recebeu uma Menção Honrosa do Júri. A mim faz-me lembrar muitas outras obras. Primeiro pertence à nova onda que se tem afirmado no Vídeo Online do paper-based (Star Wars, Zelda, Grand Pocket Orchestra). Depois a componente de comboio atira-me para o filme A Suspeita (1999) embora com um tema e culturalmente muito distantes. Ao mesmo tempo a técnica de animação dos personagens relembra-me o excelente spot feito pelo Nuno Rocha para os prémios Zon deste ano.

Train of Thought (2010) de Leo Bridle & Ben Thomas

Train of Thought é um projecto de fim de curso do ano lectivo 2008/2009 no The Arts Institute at Bournemouth. Apesar disso tem um aspecto bastante profissional, talvez a narrativa pudesse ter ido um pouco mais longe, no entanto já assim foram necessários 9 meses de trabalho para chegar até aqui. Um lado interessante é a fuga deliberada ao digital, apostando tudo no aspecto analógico.

Para se perceber em detalhe as necessidades que envolvem o desenvolvimento de um filme com estas características nada melhor do que ver o making of.


Making of (2010)

1 comentário:

  1. Esta obra é uma perfeita harmonia entre o papel e o digital na combinação da pura arte. Eles utilizaram na sua maioria o papel, mas precisaram de ferramentas digitais. Mas mesmo assim uma obra muito boa e perfeita para o tempo em que foi feita. Também concordo com o aspecto da narrativa, não gosto de histórias sem mensagem. Como seria bom poder fazer um obra esta como projecto, mau não era... :)

    ResponderEliminar